Assistência Técnica do Clix

Tenho tido uma sorte fantástica no que diz respeito à competência de serviços técnicos.

Verdade seja dita que reconheço que se têm feito grandes investimentos no Serviço de Atendimento ao Cliente, mas continuam a exitir processos pesados e por vezes sem sentido.

Neste caso concreto, ocorrido há uns meses atrás,  entrei em contacto com o Apoio Clix para pedir a remoção de um sítio meu alojado no Planeta Clix (um Serviço entretanto descontinuado, penso eu). O drama é que o sítio actual (sob hierarquia .pt) estava a sofrer concorrência do sítio alojado no clix, que não tinha actualização há mais de 5 anos. Como se tinha passado tanto tempo, já não tinha comigo os dados de acesso à conta, pelo que me identifiquei o mais que pude.

Estimados Senhores,
Venho por este meio solicitar a remoção do subdomínio http://***.planetaclix.pt/, pois já há muito que não é usado (não temos as credenciais de acesso; pois de outra forma, já o tinhamos removido nós).

(…)

Penso embora tivesse explicado que já não tinha os dados de acesso, enviava todos os dados que possuia e estava naturalmente disponível para fornecer a informação que precisassem para validar a minha identidade. A resposta que obtive foi:

Estimado Cliente,

Antes de mais agradecemos o seu contacto.

No que diz respeito à sua questão, não nos é possível eliminar qualquer serviço sem a validação dos dados a este associados.

Para mais informações ou ajuda adicional não hesite em contactar-nos.

Melhores cumprimentos
Assistência Técnica Clix

Confesso que esperava esta resposta e reenviei o primeiro pedido, tentando explicar, de outra forma, o problema. Não resultou.

Estimado Cliente,

Antes de mais agradecemos o seu contacto.

No que diz respeito à sua questão, solicitamos que nos descreva mais detalhadamente a situação, de modo a podermos analisá-la cuidadosamente.

Deverá ainda incluir, caso existam, os e-mails enviados anteriormente, a fim de podermos detectar mais facilmente a situação.

Para mais informações ou ajuda adicional não hesite em contactar-nos.

Com os Melhores Cumprimentos

Assistência Técnica Clix

A parte mais penosa no meio de tudo isto (e o que me fez alguma confusão), foi o facto do serviço não ter um sistema de resolução de incidentes baseado na gestão de bilhetes de ajuda. Em vez disso, de cada vez que o problema não fica resolvido com uma única mensagem de correio, é necessário anexar todos os e-mails anteriores (recebidos e enviados), para que o agente tenha uma visão geral do problema.

Estimado Cliente,

Antes de mais agradecemos o seu contacto.

No que diz respeito à sua questão, informamos que poderá aceder ao alojamento do site em questão (http://*****.planetaclix.pt/) e remover os ficheiros da página que estão no servidor Clix.

Poderá efectuar o acesso à página antiga de forma simples registando as seguintes indicações:

1º Abrir o browser Internet Explorer
2º Na barra de endereço digitar: ftp://username_da_conta:password_da_conta@ftp.planetaclix.pt
3º Remover os ficheiros

Para mais informações ou ajuda adicional não hesite em contactar-nos.

Com o melhores cumprimentos,
Assistência Técnica Clix

Até aqui, tudo bem,  não se desse o caso de não ter os dados de acesso!

Estimado Cliente,

Antes de mais agradecemos o seu contacto.

Usando um programa apropriado (Cute FTP, WS FTP, por exemplo), ao tentar aceder à sua Área de FTP sem estar ligado à internet através da Rede Clix não conseguirá estabelecer a ligação ao host planeta.clix.pt. Tal acontece por razões de segurança, relacionadas com o facto da transmissão da Senha de Acesso no processo de estabelecimento de ligação à Área de FTP não ser encriptada. Assim sendo, desta forma só é permitido o acesso às Áreas de FTP do Clix se estiver a ligar-se pelo Serviço de Acesso Clix.

Em alternativa, poderá usar o nosso serviço de Web FTP, seleccionando Transferir Página em http://planetaclix.pt.

Melhores cumprimentos
Assistência Técnica Clix

Muito sinceramente, não percebi que protecção de segurança existe no facto de apenas permirem ligações de FTP dentro da rede Clix. Ah Net Neutrality..

Já farto desta troca de correspondência que não iria levar a lado nenhum, enviei uma mensagem um pouco mais explícita:

Estimados Senhores,

Os meus vários contactos prendem-se com o facto DE EU NÃO JÁ SER VOSSO CLIENTE HÁ MUITO. Desta forma, não é possível realizar a ligação via FTP!
Será assim tão complicado pedir-vos, muito humildemente para eliminar uma página que já não faz sentido existir e que não é actualizada há mais de 5 anos?

Obrigado pela compreensão e desculpem a insistência.

Cumprimentos,
Ricardo Carvalho

E assim, parece que temos o problema resolvido!

Estimado Cliente,

No seguimento do seu contacto acerca da webpage associada ao endereço http://***.planetaclix.pt/, vimos por este meio pedir que nos confirme que as mesmas já foram superadas, uma vez que procedemos à eliminação desse espaço com sucesso;

Para mais informações ou ajuda adicional não hesite em contactar-nos.

Melhores cumprimentos

Assistência Técnica Clix

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4 comentários no artigo Assistência Técnica do Clix

  1. António Manuel Dias 10 Outubro, 2009 at 11:26 #

    Algumas só ouvem quando gritamos. Digamos que são um pouco digitalmente-surdas…

  2. André Sousa 10 Outubro, 2009 at 19:45 #

    Deixa ver se percebo. Deixaste de ser cliente Clix e não te preocupaste em dar baixa da página, tal como não te preocupaste me guardar os dados da conta, e vens 5 anos mais tarde te queixares do ISP, que no fim até te apagou a página indo muito provavelmente contra alguns dos processos internos. Ès uma pobre vitima disto tudo.

    Um licenciado em informática não perceber que existe mais segurança quando as ligações de FTP apenas podem ser feitas dentro da rede do próprio ISP é realmente de brindar aos Céus. Eu fazia um desenho, mas se após 5 anos de estudo nem isso percebeste também não vai ser agora.

  3. Ricardo Moreira de Carvalho 12 Outubro, 2009 at 15:41 #

    Caro André,
    Obrigado pelo seu comentário.

    Se me permite, gostava de esclarecer que o objectivo deste artigo não foi atacar ninguém. Apenas pretendi demonstar a rigidez e ineficácia dos processos internos de suporte aos utilizadores.

    Sobre a possibilidade do ISP ter violado um processo interno, tal dever-se-ia ao facto do processo não estar bem desenhado, pois forneci todos os dados que possuia e que permitiam a identificação da conta. O que acho lamentável é que o processo de atendimento passe por enviar um conjunto de e-mails anteriores em anexo.

    Relativamente à segurança do FTP, porventura não fui suficientemente claro: A questão é que grande parte das ameaças poderão estar em software malicioso instalado nas próprias máquinas ou em redes locais. Cabe ao próprio ISP evitar que qualquer pessoa possa colocar código malicioso nas páginas que alojam, o que é válido tanto para acessos internos como externos. Por outro lado, sou da opinião de que a palavra-passe é minha e que a responsabilidade de a proteger também. Se o ISP quisesse oferecer segurança, poderia oferecer um serviço baseado em sFTP ou FTPS.

    Por fim, permita-me que o corrija. Pode “brindar nos Céus”, mas penso que queria dizer “bradar” que vem de “queixar-se”. Por outro lado, não se iluda: são mais as coisas que não sei e tenho que aprender, do que aquelas que aprendi (e continuo a aprender) na faculdade. E para aprender, nada melhor do que um desenho!

    Cumprimentos.

  4. Pedro Botas 14 Julho, 2010 at 20:45 #

    Eu não o diria melhor…
    Se calhar o rapaz até estava a estagiar na Clix, e quis defender a camisola. Não o censuro. 🙂
    Já reparei que este tipo de agressividade é muito comum entre a malta da informática, mas não percebo bem porquê. A informática já é tão vasta…
    É a mesma coisa que dizer a um médico dentista para operar um cérebro… eheh

    Isto tudo porque eu também estou com um problema com a Clix. Também tenho um subdomínio, mas do qual tenho os dados de acesso. O problema é que não tenho uma ligação Clix e pretendia fazer alterações nesse subdomínio. Eles não têm nenhuma WebFTP?

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