CoderDojo LX

Há cerca de um ano atrás vi um TED cujo tema era o Scratch e a importância de ensinar as crianças a programar.

Nesse TED fala-se do CoderDojo, uma rede mundial de ensino gratuito de técnicas de programação de computadores para jovens entre os 7 e os 17 anos. Entretanto descobri o projecto CoderDojo LX, criado pelo professor Manuel Menezes de Sequeira, um óptimo professor que tive no ISCTE.

O objectivo do CoderDojo (Dojo é a palavra japonesa que significa templo do saber) é ensinar às crianças práticas criativas de resolução de problemas, dando-lhe oportunidade de conviverem e desenvolverem os seus projetos num ambiente informal. Foi inicialmente lançado na Irlanda em 2011 e hoje em dia o movimento estende-se a 22 países, de Nova Iorque a Tóquio. Em Portugal, atualmente existem dois a funcionar: um em Lisboa e um outro em Braga.

No CoderDojo LX as crianças têm a possibilidade de aprender HTML e CSS com o Thimble, bem como de aprender a programar com o Scratch ou o Snap!, ou usando linguagens como o Python, o JavaScript ou o Ruby. Há ainda sessões de programação com Arduino.

Desafiei o Manual a vir apresentar o seu projecto à Novabase, ao nosso espaço Speakers’ Corner.

Aqui está a apresentação dele.

As sessões do CoderDojo LX decorrem todos os Sábado na Universidade Europeia. A participação é gratuita e todos são convidados a participar, quer como alunos, quer como mentores (basta levar um computador e uma extensão).

Inscrições em: http://www.coderdojo-lx.pt/regista-te

, , , ,

Nenhum comentário (ainda!)

Deixar uma resposta

Escreva apenas comentários relacionados com este artigo.
Isto ajudará a manter os artigos organizados. Obrigado!