É possível fazer alterações dos setores associados às faturas desde que as entidades que emitam as faturas tenham atividade registada nesse setor (os chamados CAE – Código de Atividade Económica).
No caso dos trabalhadores independentes (recibos-verde) também é possível alterar a classificação da afetação da fatura, isto é, se é uma fatura pessoal ou profissional.
Como é que se faz então?
1 º Passo – Entrar no Portal e-Fatura
Entre no Portal e-Fatura e escolha opção verificar fatura.
Introduza os seus dados de acesso (número de contribuinte e senha do Portal das Finanças) e prima “Entrar”.
2º Passo – Pesquisar pela fatura que se quer alterar
Usando dos critérios de pesquisa, procure a fatura que pretende alterar. Pode usar um intervalo de datas, o tipo de fatura, o setor de atividade, etc.
Ao encontrar a fatura que quer alterar, carregue em cima do número da fatura para abrir o detalhe.
Escolha a opção “Alterar” que se encontra no final da página.
Isto fará abrir a opção de alteração.
Altere a fatura para o setor que deseja (e/ou altere o âmbito da fatura – pessoal ou profissional; – Se sim, a fatura é pessoal, se não a fatura é profissional e não será contabilizada para o benefício do e-Fatura) e escolha guardar.
Bom dia, Estou a alterar a classificação da fatura, porém ela fica duplicada e estou deletando uma fatura. Está correto isso?
Boa tarde….
Se as minhas faturas emitidas são pessoais,e nada relacionada ao meu trabalho.Na pergunta…. No ambito da atividade profissional? eu coloco sim total?
Boa tarde!
É legal alterar faturas de 2018 do âmbito pessoal para o âmbito da atividade profissional? Obrigado