Portal das Finanças

Logotipo Finanças Autoridade Tributária

Novo Logotipo Finanças Autoridade Tributária


“Impostos com nova cara”

Este é um dos artigos do Expresso, desta semana. O Novo Portal das Finanças tem como objectivo juntar a informação institucional com os serviços das declarações electrónicas. O mote parece-me óptimo. A forma de lá chegar, não. Vamos por partes.

Um dos esforços fantásticos que a DGCI vindo a efectuar (muito do mérito é de Paulo Macedo, que olhou para a informática de uma forma séria) é a de usar os meios electrónicos como arma de simplificação da vida dos cidadãos, e mais importante ainda, como arma de combate às bulas fiscais (dizem-me que na era “pré-informática”, a balda era vergonhosamente grande).

O sítio das declarações electrónicas foi crescendo de uma forma quase descontrolada, chegando ao absudo de disponibilizar no menu de navegação todas as opções disponíveis, independentemente dos perfis de cada  utlilizador.

menu

Por exemplo, no perfil de uma empresa, é possível tentar consultar informações relativas ao IRS, assim como num perfil pessoal é possível pedir a consulta do IRC. Claro, que noutras opções, aparece simplesmente a mensagem de erro “Não tem autorização..”

nao_tem_autorizacao

Outra coisa que me irrita profundamente, é o facto das hiperligações serem, na sua grande maioria, produzidas com JavaScript, ou seja, impossibilita a abertura de várias páginas em simultâneo (em abas por exemplo).

De qualquer forma, a ideia foi actualizar o sítio para ultrapassar estes pormenores.

As boas notícias

Gosto do desenho do novo sítio (não tenho imagem completa), está mais limpo, objectivo e segmentado. A imagem é coerente com a reformulação que tem sido feita nas repartições físicas.

portal

As notícias menos boas

Embora tenham demoraram mais de um ano com a realizar o Projecto, o código fonte da página continua a usar muitas tabelas e  não validar.

Resolveram lançá-lo ontem (16 de Março), em plena época de entrega do IRS (como já foi dito aqui) e não correu bem: o sítio do costume (http://www.e-financas.gov.pt/) passou a reencaminhar para este novo, embora este não funcionasse. O panorama ontem à noite era este:

Erro 404 do Portal das Finanças

Entretanto, tudo voltou ao ponto inicial.

Em suma: uma excelente ideia, com uma parca implementação. Neste preciso momento, deve haver muitos informáticos a transpirar. 🙂

,

6 comentários no artigo Portal das Finanças

  1. Jorge 18 Março, 2009 at 12:06 #

    Acredito que haja muitos informáticos a transpirar com toda esta situação, eu mesmo sou um “informático” e já tive muitas destas situações. Mas muitas vezes, a responsabilidade não são dos informáticos, já que é bastante frequente estes terem de desenvolver aplicações em prazos muito curtos de tempo e de não passarem devidamente por todas as fases do processo de desenvolvimento (especialmente uma especificação adequada e uma fase de testes).

    E depois temos estas verdadeiras pérolas dos “gestores”, de meter em produção uma aplicação delicada (Site online das Finanças) no seu pico de utilização (entrega do IRS). Se houver dados mal gravados devido a erros da aplicação, como se resolve isso? De quem é a responsabilidade?

    Abraços

  2. Edu 19 Março, 2009 at 5:03 #

    Acho que, visualmente, o site está melhor. Mas acho que escolheram uma péssima altura para o colocar em produção :-/

  3. marco 29 Abril, 2009 at 0:29 #

    Quando fiz ,no novo sitio a consulta de documentos do meu veículo, para efectuar o IUC, que tem de ser pago até 30 de abril 2009, informam que ” Não foram encontrados documentos para esta pesquisa”.

  4. Alexandre 11 Março, 2010 at 14:24 #

    O site é uma vergonha, esta muito bonito mas é lento e estúpido.
    para fazer uma coisa são necessários n login, sendo este login muito lento, é o pior login que eu vi na vida.
    o estado está de parabéns, mais uma argolada, nem servidores nem programadores de jeito tem, devem ser primos de alguém.

  5. João 31 Março, 2010 at 17:54 #

    4ª.FEIRA, 31 DE MARÇO DE 2010, 17h51…O SITE TÁ PARADO! AINDA À CERCA DE 15m ESTIVE NO SITE A MANDAR SERVIÇO E APÓS 30 MINUTOS, TÁ PARADO!
    ISTO É “ALGUMA COISA”?
    PORRA!

  6. J Jorge 31 Março, 2010 at 18:18 #

    Tenham paciencia, isto é um abuso da boa vontade dos contribuintes.

Deixe uma resposta

Escreva apenas comentários relacionados com este artigo.
Isto ajudará a manter os artigos organizados. Obrigado!