Simulador do IRS 2017 (a entregar em 2018)

Para os rendimentos de 2017 (declaração a entregar em 2018) aqui fica o simulador criado pelo Francisco Mesquita. O Francisco Mesquita, dedica-se há vários anos a este projecto e disponibilizou a última versão recentemente que poderá ser descarregada na ligação em baixo.

Este simulador é válido para residentes não residentes.

Deverá usar o Microsoft Excel de 2007 ou mais recente com as Macros ativas.

Excel – Simulador IRS 2017 – (versão beta 1) PDF – Instruções de como colocar despesas no Simulador

Atualizado a 1 de agosto de 2017.

,

3 comentários no artigo Simulador do IRS 2017 (a entregar em 2018)

  1. DGrosso 22 Novembro, 2017 at 22:53 #

    Boa noite.
    No presente ano civil (2017) adquiri um imóvel no território nacional, o qual não é a minha habitação própria permanente. Sou portuguesa mas actualmente não sou residente fiscal. Actualmente encontro-me a trabalhar e com a minha residência fiscal num país dentro da EU (Holanda).
    Durante ainda este ano vendi o imóvel e obtive mais-valias sobre o mesmo.
    Sei que terei de entregar a Declaração Mod.3 de IRS por forma declarar as mais-valias.
    No entanto, suscitou-me a dúvida se a taxa (28%) será tributada sobre os 100% das mais-valias ou sobre 50%?
    No Código do Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares apenas se referem que a taxação é feita sobre 50% do valor mas para residentes. No entanto, o Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo, proferido no processo n.º 01172/14, de 3 de fevereiro de 2016, veio esclarecer que também os cidadãos não residentes podem beneficiar dessa limitação de tributação a 50% das mais valias realizadas prevista para os residentes no território nacional.
    Gostaria de saber antecipadamente sobre que valor sarão taxadas as mais-valias, sendo que tenho conhecimento que poderei deduzir ainda custos com a escritura e intermediação imobiliária, assim como melhorias que tenha realizado sobre o imóvel, devidamente comprovadas.
    Grata.

  2. Maria pereira 23 Novembro, 2017 at 9:33 #

    Exmos. Srs:
    Muito obrigada por disponibilizarem a informação correcta sobre estas questões do IRS e outras que muito me têm ajudado.
    Por favor poderiam informar-me do seguinte: sou funcionária pública. Recebo por 42 horas semanais ordenado bruto sem descontos IRS e ADSE 3398 euros, contudo, por questões de saúde penso que terei que reduzir horas de trabalho para 30 horas semanais.
    Tenho dificuldade em recalcular quanto irei receber. Será que me podem ajudar por favor no sentido de calcular quanto receberia depois de descontar tudo ou seja quanto me viria de facto parar mensalmente ao banco se apenas trabalhar 30 horas.
    Muito obrigada.
    Maria Pereira.

  3. Manuel 28 Novembro, 2017 at 21:54 #

    Boa noite.
    Sou aposentado pela segurança social e ainda não consegui ver as tabelas referentes ao IRS para o ano 2018.

    Alguém me passa por favor essa informação. ?

    Muito obrigado

Deixe uma resposta

Escreva apenas comentários relacionados com este artigo.
Isto ajudará a manter os artigos organizados. Obrigado!