Slides da Apresentação sobre o Futuro do Vídeo

Na semana passada, fiz uma apresentação de um paper sobre o futuro do vídeo, nomeadamente no que diz respeito à Alta-definição. O trabalho é da autoria de Belgacem Ben Yousse, Jim Bizzocch, John Bowes.

Este trabalho, embora escrito em 2005, permanece extremamente actual. Aborda um conjunto de técnicas de produção que, embora não sejam novas, ganham uma grande dinâmica com o aparecimento de ecrãs de alta resolução. Assim, prevê-se o aparecimento de cenas mais ricas em detalhe, com novas preocupações em no que diz respeito à duração dos planos (prevê-se planos mais longos, invertendo uma tendência com mais de 40 anos) e narrativas.

Fala-se no aumento de técnicas como a câmara lenta (slow motion), “pinturas vivas” (living paiting) e vídeo com várias camadas. Por outro lado, os autores prevêem um aumento exponencial da resolução de vídeo nos próximos 20 anos com base na extrapolação dos valores actualmente conhecidos. Este acréscimo trará um grande desafio nos recursos necessários para o processamento de vídio, uma vez que actualmente esses valores já são bastante elevados (e.g hardware).

Com o aumento da resolução, a necessidade de compressão de dados –  para tornar viável a sua transmissão em  canais de banda mais estreita –  torna-se vital. É necessário encontrar compromissos estáveis entre fidelidade do conteúdo e o tamanho que estes ocupam.

Os slides da apresentação ficam aqui:

Responder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.