Balcão da Água do Seixal: Muitos erros e difícil de usar

Portal da Água do Seixal
Portal da Água da Câmara Municipal do Seixal (plataforma da CGI)

Tenho escrito sobre a qualidade de serviços públicos on-line. Desta vez, avaliei o Balcão Digital da Água do Município do Seixal, um serviço que permite gerir as faturas da Água.

Adesão

Realizei um novo contrato de fornecimento de Água no Município do Seixal. Durante o processo de adesão numa loja do munícipe, indiquei que gostaria de aderir à fatura eletrónica e ao débito direto. A funcionária indicou-me que tal só seria possível depois de receber a primeira fatura em papel. Ora, há logo aqui uma oportunidade de melhoria: devia ser possível aderir à fatura eletrónica e ao débito direito logo durante a adesão. Tal é hoje padrão em qualquer outro serviço e tem vantagens para todos.

Enfim, lá esperei 1 mês pela primeira fatura e registei-me no Portal.

Registo

Depois de me registar, recebo um e-mail de boas-vindas que vinha com o nome de remetente “Ricardo Carvalho“. Segunda oportunidade de melhoria: O remetente do e-mail deveria ser um e-mail institutional da câmara (!) e naturalmente a mensagem devia vir personalizada com informações importantes como os próximos passos.

Mensagem de erro
O e-mail de adesão vem com origem no meu nome em vez de “CM Seixal”.

Adiante, avanço para adicionar o meu contrato à minha conta de utilizador. Afinal não dá. O sistema avisa que me irá enviar um código através de uma carta (?). Outra má prática. O que querem garantir com isto? Que a morada está certa? Então não prestam já o serviço e já não recebi uma fatura em papel? Não faz o mínimo de sentido.

Aquando da adesão, é enviada carta em papel com código de adesão.

Passado uns dias, recebo a carta com um código.

Acedo novamente ao Balcão para poder introduzir o código e reparo num aviso intrigante: “Verificamos que existem contratos que estão associados à sua conta no entanto ainda não figuram na sua listagem.” Trata-se de um novo lapso, uma vez que só tenho um contrato de Água com o Município do Seixal e esse contrato está listado (como pode ser observado na linha de baixo).

Nova mensagem de erro
Nova mensagem de erro. É indicado que existem mais contratos associados à minha conta (suponho que NIF) mas tal não é verdade.

Acabei por conseguir introduzir o código e associar o contrato.

Adesão à Fatura Eletrónica

Ultrapassados estes passos, julgava que finalmente ia conseguir aderir à Fatura Eletrónica e ao Débito Direito (o meu principal objectivo). Estava enganado.

Ao tentar ativar a fatura eletrónica aparece uma mensagem de erro “Ocorreu um erro“. Eu até percebo que erros possam ocorrer, mas que erro? O que posso fazer para o corrigir? Em sistemas informáticos (e em concreto em interfaces como este) isto é tudo o que não deve acontecer.

Não é possível ativar a fatura eletrónica devido a “um erro”. Qual erro? Não sei.

Devido a este erro, contactei os serviços da Câmara por e-mail. Responderam que, de facto, de momento não é possível aderir quer à fatura eletrónica quer ao débito direto pelo Portal. A alternativa é fazer o pedido por e-mail.

Nota sobre a qualidade do Portal

Este portal é produzido pela CGI para o Município do Seixal. Suponho que seja a mesma empresa que trate da gestão da faturação e envio das faturas.

Enquanto cliente, o Município do Seixal não deveria ter aceitado colocar o Portal a funcionar como está. Os erros que encontrei não são aceitáveis num Portal acabado de lançar; são erros informáticos grosseiros que impedem a boa utilização do Portal pelos cidadãos.

De uma perspectiva mais técnica, nota-se um descuido enorme com a elaboração do Portal. Uma fase crucial no desenvolvimento de software é a fase de testes. Parece que simplesmente não existiram. Nem testes internos, nem de aceitação.

Se o Município do Seixal deveria ter realizado uma fase piloto onde pedia por exemplo a 50 pessoas (funcionários, early adopters, etc) ajuda a testar o Portal. Caso isto tivesse sido feito, estou seguro que os erros teriam sido encontrados e corrigidos. Foi por exemplo o que fez (e bem) a EMEL quando lançou a aplicação ePark ou as bicicletas partilhadas Gira.

4 comentários

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  1. Ainda no tópico dos serviços, mas no meu caso à eletricidade (mais específico: EDP online) – eles não aceitaram de forma alguma meu e-mail @icloud.com – só pude resolver essa questão ao entrar em contacto com o apoio telefónico e ouvir a sugestão do suporte para “usar um e-mail mais normal, tipo gmail.com”…

  2. A minha maior dificuldade é dar a leitura .Dou a leitura no periodo indicado com aconteceu em Marco e debitam me o valor minimo. No mes seguinte que é este esquecem o que cobraram e consideram que a leitura foi zero como tal vou pagar o valor dos 2 meses e portanto vou apanhar um novo escalão.Irei reclamar amanha para a Camara e a seguir para onde for possivel pois considero isto um roubo

  3. O seu post data de Junho de 2019. Ao dia de hoje tudo se mantêm!
    Estou a passar pelo drama de tentar ter débito direto, algo básico nos dias de hoje. Não é possível pelo portal e não respondem ao mail com a solicitação.
    Enfim…

  4. Eu tentei verificar o meu plano Vodafone para ter no My Vodafone. Para empresas, é requerido mandar uma carta. Como o botão não dava nenhum “Sucesso” eu carreguei uma, duas, 3… Recebi 7 cartas da vodafone.

    User error? Design Flaw? Eu pessoalmente acho User Error, pelo menos gastei alguns tinteiros da vodafone 🙂