Como alterar a morada com o Cartão do Cidadão (e poupar 3 euros)

[box type=”alert”]O Portal do Cidadão foi atualizado e o procedimento alterou entretanto.[/box]

No Portal do Cidadão e com o Cartão do Cidadão é possível alterar a morada fiscal gratuitamente.
No Portal do Cidadão e com o Cartão do Cidadão é possível alterar a morada de vários serviços gratuitamente.

Nos últimos anos foram criados em Portugal vários serviços electrónicos que facilitam a vida das pessoas porque permitem evitar a deslocação aos serviços e realizar pedidos através da Internet.

Portugal é uma referência mundial na quantidade de serviços on-line. Contudo, nem sempre existe informação acessível, concentrada e simples de compreender sobre o funcionamento destes serviços.

Um exemplo é o serviço de alteração de morada que está disponível no Portal do Cidadão.

Este serviço possibilita a mudança automática da morada em várias entidades (Cartão do Cidadão, Finanças, Centro de Emprego, ViaVerde, EDP, Inatel, ACP, etc) . O serviço é gratuito se for realizado através da Internet e tem um custo de 3€ se for pedido numa Loja do Cidadão.

É possível realizar o pedido tanto para o “próprio” como para um “terceiro” (um filho menor, por exemplo).

Este artigo tem como objectivo mostrar como realizar o pedido de alteração de morada através da Internet.

O serviço de alteração de morada é disponibilizado a partir do Portal do Cidadão e permite que qualquer pessoa possa actualizar a sua morada.

Requisitos (o que é necessário para alterar a morada)

  • Ter um Cartão do Cidadão
  • Ter o PIN de Autenticação do Cartão do Cidadão (vem com o cartão do Cidadão)
  • Ter um Leitor de Cartões Smart Cards (custa entre 12-20€ e pode se comprado em vários locais, como na Fnac ou Worten, por exemplo)
  • Ter instalado o Software do Cartão do Cidadão (pode ser obtido no sítio Web do Portal do Cidadão)

Por questões de segurança, é necessário ainda:

  • Criar uma conta de utilizador no Portal do Cidadão e depois
  • Associar o Cartão à sua conta criada no Portal do Cidadão

Veremos como fazer estes dois passos.

Criar uma conta de utilizador no Portal do Cidadão

Poderá criar uma nova conta de utilizador no Portal do Cidadão, disponível na opção “Novo Registo” em http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt.

Criar novo registo no Portal do Cidadão
Criar novo registo no Portal do Cidadão

É necessário escolher um nome de utilizador e uma senha (palavra-chave) para aceder depois ao Portal. Também tem que indicar o seu nome completo e morada (deverá colocar a nova morada).

Escolha Seguinte.

De seguida, receberá um e-mail para confirmar e terminar o seu registo.

É necessário preencher os vários dados para criar uma nova conta no Portal do Cidadão.
É necessário preencher este formulário para criar uma nova conta no Portal do Cidadão.

Este registo simples no Portal do Cidadão permite-lhe receber boletins de informação e pouco mais.

Para obter acesso a mais serviços (como o serviço de alteração de morada) é necessário associar o seu Cartão do Cidadão à conta criada no respectivo Portal do Cidadão.

Associar o Cartão do Cidadão à conta do Portal do Cidadão

Para associar o Cartão do Cidadão à Conta do Portal do Cidadão, é necessário ligar um leitor de cartões  ao seu computador e inserir o seu Cartão do Cidadão no leitor.

Inicie a sessão no Portal do Cidadão, usado o nome de utilizador e senha que escolheu anteriormente.

De seguida, escolha a opção “A Minha Área” e depois “Dados Pessoais”.

Para alterar a morada, é necessário em primeiro lugar, associar o Cartão do Cidadão à conta do Portal do Cidadão.
Para alterar a morada, é necessário em primeiro lugar, associar o Cartão do Cidadão à conta do Portal do Cidadão.

De seguida:

  • Seleccione o botão “Associar Cartão de Cidadão”;
  • Aparecerá uma janela pop-up para poder escolher o certificado digital de autenticação.
  • Seleccionado o certificado, ser-lhe-á solicitado que introduza o seu PIN de Autenticação (poderá encontrar este PIN na carta de códigos que recebeu quando fez o Cartão do Cidadão).
  • Correndo tudo conforme esperado, aparecerá uma mensagem no ecrã a avisar que o Cartão de Cidadão já se encontra associado ao utilizador.
Autorizar Cartão do Cidadão
Autorizar Cartão do Cidadão

 

Este passo pode demorar algum tempo, dependendo do navegador (browser) que é utilizado. Se não funcionar, experimente um outro navegador (Google Chrome, por exemplo).

Depois de efetuada a associação do cartão do cidadão, estamos em condições de fazer a alteração de morada.

Realizar Pedido de Alteração de Morada

Caso já tenha uma conta criada no Portal do Cidadão com a morada antiga, deverá corrigir a morada no Portal.

Depois de associar o cartão do cidadão, pode alterar a morada.
A sua conta de utilizador no Portal do Cidadão, deverá ter a morada correcta.

Escolha a opção “Alteração de Morada” que está localizada no menu superior da página.

A opção do serviço de alteração de morada está disponível no menu principal.
A opção do serviço de alteração de morada está disponível no menu principal.

Escolha a opção “Alteração de Morada (Cidadãos Nacionais) no menu do lado direito.

Escolha a opção de alteração de morada no menu do lado direito.
Escolha a opção de alteração de morada no menu do lado direito.

Leia cuidadosamente as instruções.

Importante: Caso se trate de alteração de morada de, por exemplo, um menor de idade, deverá ser o Cartão deste a estar inserido no leitor e serão necessários os respectivos códigos PIN, devendo seleccionar a opção “Terceiro” no passo “3. Preencher dados de identificação específicos”. Neste caso, deve inserir o número do CC do maior responsável (o “terceiro” que autoriza o pedido, por ex: pai ou mãe) no campo “N.º Documento Terceiro”.

 

Leia a instruções e faça seguinte.
Leia as instruções e faça seguinte.

 

1.   Primeiro Passo: Selecção das entidades para solicitar alteração de morada.

  • Selecção de Entidades: Escolha a opção “Cartão de Cidadão” e eventualmente as outras entidades em que deseja alterar a morada e e clique em “Seguinte” no fundo da página.
  • Nota: Deverá ter o seu cartão de cidadão inserido no leitor de cartões.
Escolha as entidades em que deseja alterar a morada e faça seguinte no fim da página.
Escolha as entidades em que deseja alterar a morada e faça seguinte no fim da página.
  • Autenticação: Clique em “Autorizar”, seleccione o certificado e clique “OK”.
  • Digite o código PIN de autenticação e clique de novo “OK”.  Este passo pode demorar um pouco, dependendo do navegador (Browser) que é utilizado.
 Clique em “Autorizar”, seleccione o certificado e clique “OK”
Clique em “Autorizar”, seleccione o certificado e clique “OK”

2.   Segundo Passo: Preenchimento de informação adicional:

  • Dados de Identificação;
  • Dados Específicos;
  • Dados da Nova Morada;
  • Confirmar Dados;
  • Confirmar o Pedido.
Quando solicitado, introduzia o código PI|N de Autenticação do Cartão do Cidadão.
Quando solicitado, introduzia o código PI|N de Autenticação do Cartão do Cidadão.

 

Depois deste passo concluído, é gerado pelo sistema informático um número de processo de pedido de alteração de morada.

Ao mesmo tempo, será enviada pelas Finanças uma carta para a nova morada com o nº de Processo de Alteração de Morada e um Código de confirmação de Morada. Este passo tem como objectivo confirmar que a nova morada existe e está correcta.

Confirmar a nova morada através do código de confirmação de morada

Para confirmar a nova morada, terá que esperar pela carta enviada pelas Finanças com o código de confirmação de morada.

De seguida, terá que entrar na Aplicação do Cartão do Cidadão e escolher a opção “Confirmar Morada”.

Para confirmar a morada, é necessário esperar pelo código de confirmação da morada que é enviado por correio e depois abrir a Aplicação do Cartão do Cidadão.
Para confirmar a morada, é necessário esperar pelo código de confirmação da morada que é enviado por correio e depois abrir a Aplicação do Cartão do Cidadão.

Insira:

  • o Número de Processo de Alteração de Morada (que deverá ter guardado) e
  • o Código de Confirmação de Morada, que foi enviada pela carta das Finanças para a nova morada.

Só depois deste passo é que a morada está efetivamente alterada no Cartão do cidadão.

Bom trabalho (e 3 euros a mais na carteira!)

Comentário sobre a Usabilidade do Processo de alteração de morada

Este processo de alteração de morada é útil para os cidadãos, mas a forma como está implementado tecnicamente é complexa e difícil de realizar, sobretudo por utilizadores menos experientes.

Na minha opinião, o processo tem os seguintes problemas:

  • Demasiados passos: O processo obriga a realizar vários passos que poderiam ser reduzidos e simplificados sem afectar a segurança dos utilizadores.
  • Portal do Cidadão é confuso: A Arquitectura de Informação (AI) do Portal do Cidadão (onde é necessário realizar o pedido) é confusa, redundante e não mantém a coerência entre ecrãs. Não há a preocupação em harmonizar a forma como se pedem os vários serviços disponíveis, pelo que cada serviço pode ter uma forma diferente de ser realizada.
  • Falta de informação concentrada, acessível e simples: Existe texto em excesso e o tamanho da letra é muito reduzido. Os vários passos necessários estão explicados em vários ecrãs dispersos e o design do Portal do Cidadão não favorece a navegação entre os procedimentos.

92 comentários

Responder a Sara TrindadeCancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

  1. Bom dia. Começo por agradecer a sua iniciativa de divulgaçao. Estou a residir no estrangeiro (França) ha um ano onde desempenho funçoes de desenhador de const. civil. Consegui trazer minha familia para ca ha um mês e por isso pretendo alterar a minha morada. Ja tenho o leitor do cartao (que foi comprado na Worten), ja instalei o software disponivel no portal do cidadao e ja fiz o registo nesse mesmo portal. Uso o sitema operativo Windows 7 – 64 bits, Internet Explorer. O leitor funciona muito bem e consigo aceder a toda a informaçao do cartao. No entanto, o problema surge quando tento associar o meu cartao ao registo no portal. Ja li, reli e puz em pratica todas as dicas que o mesmo fornece para ultrapassar esse problema, nomeadamente desligar firewall e incluir o site na lista de sites fidedignos mas nada disso surtiu efeito. A mensagem quando “clico” no botao “associar cartao” é sempre a mesma: O seu cartao nao foi associado. Verifique os dados introduzidos e se o problema continuar, contacte o administrador do site” (mais ou menos isso). Ja enviei um pedido de esclarecimento para um e-mail fornecido no proprio site para resoluçao desse tipo de problemas, no entanto, passada uma semana ainda nao obtive resposta. Durante uma pesquisa para encontrar soluçoes, vim parar a este blog e decidi pedir-lhe ajuda. Se for possivel da sua parte, fico-lhe muito grato.
    Atentamente,
    Carlos Guimaraes

    • Olá Carlos,

      Obrigado pelo seu comentário.

      Infelizmente, pelo que sei, é muito comum acontecer a situação que reporta.

      Não sei exactamente os motivos pelos quais isso acontece; na realidade, podem ser vários.

      Eu sugiro que actualize todo o software do seu computador (incluindo a Java VM) ou que experimente num outro computador.

      Cumprimentos,
      Ricardo

      • Bom dia,

        Não sei se me consegue ajudar, mas depois de se receber o codifgo da confirmaçao de morada, quais sao os passos a seguir?
        Obrigada

  2. Bom dia!
    Depois de ultimo passo:
    ««Insira:
    o Número de Processo de Alteração de Morada (que deverá ter guardado) e
    o Código de Confirmação de Morada, que foi enviada pela carta das Finanças para a nova morada.»»
    Depois de confirmar aparece erro: FALTA O CERTIFICADO DO SERVIDOR
    E Agora? Hoje e ultimo dia para efectuar.
    hard-minilector EVO bit4id
    soft-Portugal eID GUI ver.1.24.1

  3. Boa tarde!
    Estou no passo de preencher dados de identificação especificos mais propriamente a por o nº id pede-me para por os 4 digitos extras mas ñ me deixa inserir letras.
    E agora?
    Obrigada

  4. Bom dia Ricardo,

    Antes de mais, muito obrigada pelo seu post ou nunca teria conseguido alterar morada coisa nenhuma.

    E a minha dúvida: Não consigo alterar a morada no chip. Já tentei com o nº do processo que guardei, com o nº do processo que vem na carta das finanças e diz-me sempre que ocorreu-um erro.

    Desculpe abusar da sua disponibilidade, mas faz ideia do que poderei estar a fazer mal?

    Obrigada,

    Maria

    • Olá Maria,

      Obrigado pelo seu comentário.

      Tive a indicação de um amigo que o serviço se encontrava temporariamente indisponível, pelo que é possível que seja uma falha temporária.

      Volte a tentar dentro de uns dias. Se não funcionar, contacte a linha de apoio do Portal do Cidadão: 707 24 11 07.

      Cumprimentos,
      Ricardo

  5. Ia, precisamente, tentar outra vez mas achei por bem vir verificar primeiro se tinha resposta sua.

    Muito obrigada pela sua disponibilidade e resposta.

    Cumprimentos,

    Maria Abreu Lima

  6. Ola boa tarde
    ao alterar a morada no cartao de cidadao altera automaticamente a minha morada fiscal
    obrigada

  7. poupamos 3 euros na alteração de morada, mas temos de comprar o leitor que custa 12 a 20 euros , assim gastamos mais fica mais caro e temos aborrecimentos e complicações e dificuldades e tiramos trabalho a quem precisa

    • Olá Maria,

      Obrigado pelo seu comentário.

      Permita-me que descorde de si.

      É verdade que o leitor tem um custo. E naturalmente se o leitor for usado apenas para este fim, este procedimento acabaria por ficar mais caro.

      Mas se uma família inteira necessitar de mudar de morada, pode até compensar.

      De qualquer modo, a verdade é que ter um leitor deste tipo dá-lhe acesso a um conjunto grande de serviços, como poder assinar contratos, validar de moradas, carregar títulos de transporte (como Lisboa Viva), entre muitos outros.

      Pode ser muito mais cómodo realizar este tipo de serviço on-line, o que prova as mais de 15.000 pessoas que já acederam a esta página desde que escrevi este artigo.

      Quanto a tirar o trabalho a quem precisa, também não vejo as coisas assim. Os serviços públicos devem ser o mais rápidos, eficazes e baratos possíveis. Afinal, somos todos nós que os pagamos. Ao seguir esse raciocínio, no limite o estado não usaria computadores porque realizar contas à mão necessitaria de muito mais mão-de-obra!

      Cumprimentos,
      Ricardo

  8. bom dia, ao procurar ajuda para a mudança de morada no CC encontrei o seu blog que foi uma ajuda preciosa, pelo que agradeço desde já. estou a residir no estrangeiro (no Brasil), o processo é igual? terei de aguardar pelo codigo de confirmação enviado pelas Finanças na morada do Brasil? obrigado

    • Olá Bruno,

      Obrigado pelo seu comentário.

      Creio que não.

      Na página do Portal do cidadão é dito claramente:

      Quem pode requerer este serviço?
      Cidadãos portugueses maiores de idade e residentes em Portugal;
      Cidadãos comunitários maiores de idade e residentes em Portugal.

      Pelo que recomendo que contacte o seu serviço de finanças em Portugal a fim de mudar a morada para o Brasil.

      Cumprimentos,
      Ricardo

      • Eu efectuei a alteração de morada de Portugal para o estrangeiro e tudo foi bem efectuado, ter no entando muita atenção e verificar ao fim de 2 dias se o processo de alteração esta em curso, eu por 2x que o processo foi anulado pela morada estar incompleta. Acabei por preencher todos os campos, como “Cidade” que è o mesmo que “Localidade” com o mesmo nome e já foi aceite e la chegou a carta.

        Um aviso:
        Lamentavelmente esta alteração de morada não fica efectivada nas Finanças, no entanto, não pode mudar a das Finanças antes de mudar a do CC.
        Outra lei “estúpida” è que indo para um pais fora da CEE, tal como eu fui, tem de ir a uma qualquer repartição de finanças com uma outra pessoa, residente em Portugal, para essa ficar como “Representante Fiscal”. Esta foi uma alteração efectuada em Janeiro deste ano, e o próprio “estado” não sabe como gerir ou autorizar as alterações de morada para fora do CEE sem apresentar o “Representante Fiscal”, no meu caso especifico, após varias cartas registadas e muitos telefonemas, acabei por “ignorar” isso e deixar andar, apesar do persistente aviso da Repartição de Finanças que eu era obrigado a apresentar um “Representante”.
        Uma pessoa que seja residente em Portugal e queira sair do pais para fora da CEE estará ate este momento destinado a este problema nas Finanças. Uma pessoa que nasça fora de Portugal num pais fora da CEE não tem este problema, porque simplesmente não lhe podem atribuir NIF nem Numero de Utente, caso o registo seja feito num Serviço Consular fora de Portugal.
        Estúpido eu sei… mas pelo momento e a lei que temos.

  9. Boa tarde!

    Antes de mais, obrigado pela ajuda!

    Estou a tentar associar o meu cartão ao portal. quando clico em associar cartão aparece a página que diz:

    “Acesso com Cartão de Cidadão
    Para continuar com o processo de autenticação, é necessário ter inserido no leitor o Cartão de Cidadão.
    A entidade Portal do Cidadão solicitou alguns dos seus dados para realizar o serviço online pretendido
    Dados obrigatórios para prestação de serviço online
    Identificação Civil
    Nome Completo
    Número de série do certificado

    Nota: Para realizar o serviço online pretendido, necessita de autorizar que a entidade responsável pela sua prestação recolha estes dados.
    e não realizar o serviço ”

    Quando no fim desta página clico em Autorizar aparece uma página que manda aguardar e diz que está A processar certificado do Cartão de Cidadão.

    Não chega a passar daqui.

    Alguém me consegue ajudar?
    Obrigado!

  10. olá gostaria se para mudar o de meu marido por exemplo é precisa fazer uma conta no nome dele tambem ou se abrir uma em meu nome dá para mudar o do meu marido o meu e o do meu filho?

    Obrigado

  11. Boa tarde Sr. Ricardo
    Antes de mais muito obrigado pelo seu Blog que foi uma mais valia, principalmente depois de chegar à conservatória e ter um tempo de espera de mais de 3 horas, seguidamente, fui para a loja do cidadão (pior) sem senhas. Foi muito útil neste aspeto de comodidade, não tanto pelos 3 €, está é a grande vantagem. Tenho uma dúvida residual, após executar estes passos a carta para alteração que é enviada, segue para a morada nova ou a antiga?

    Muito obrigado

    Com os melhores cumprimentos

  12. A carta com o codigo de confirmaçao e enviada para a nova morada…e atençao que esta carta nao e enviada pelas finanças …mas sim pelos serviços do cartao do cidadao…nesta carta vem escrito exatamente o dia ,mes ate ao qual deve ser efetuada a confirmaçao..e basta que passe um dia e dara erro ,nao se conseguindo de forma alguma confirmar a morada.E novo pedido de alteraçao tera de ser efetuado.

  13. Bom dia,
    Este ano mudei-me para Espanha, e fui ao consulado Portugues aqui mudar a morada, que depois confirmei ao voltar la. No entanto, agora vejo no portal das financas que a morada de Espanha esta la agora completa, mas em baixo ainda continua o codigo postal e cidade e distrito da morada antiga de Portugal. Isto e normal ou eles fizeram erro a mudar a morada?

    E que eu nao quero fazer os impostos em Portugal ano que vem e nao me deixarem ser ‘nao residente’ porque a morada nao bate certo porque ainda tem elementos das duas moradas.

    Agradeco desde ja.
    Carlos

    • Quando abre o programa do CC com o seu cartão inserido, e vai a “Morada” e mete o seu código de morada, aparece o que escrito?

      Diz INTERNACIONAL?

      Se não disser a sua morada esta em Portugal.

      A morada que esta no CC ultrapassa em termos legais todas as outras moradas que possam existir em outros serviços do estado

  14. Boa tarde se fosse possivel gostaria que me esclarecesse uma situação, eu tive a fazer a alteração da minha morada como o seu site indicou e correu td bem, hoje recebi a carta com o numero de processo e o código e depois de o meter pede me o pin de autenticação e eu ponho o que tenho porque nao recebi nenhum e nao me deixa, sera k ainda nao posso confirmar a morada e teho que estar a espera de outra carta com o novo pin? muito obrigada

    Cumprimentos

    Ana Moreira

    • O PIN DE AUTENTICAÇÃO veio com a carta inicial que a Sra. precisou para ir levantar o seu CC, esta mesma carta tem de ser guardada por 5 anos, que è a validade do cartão, nela estão escritos códigos importantes, como por exemplo o CÓDIGO DE CANCELAMENTO do cartão caso seja perdido/roubado.

      A carta que recebe no processo de alteração nada tem a ver com o PIN DE AUTENTICACAO, caso não tenha esta carta inicial, que serve para levantar o CC, não poderá alterar a morada, nem por internet nem pelos serviços do estado, e terá de solicitar um novo CC, visto estes códigos não poderem ser requisitados.

      Ou seja:
      – A carta inicial com que se levanta o CC è tão ou mais importante como o CC em si
      – Sem esta carta com os códigos não pode solicitar novos códigos, pois la estão os códigos de cancelamento e desbloqueio caso esqueça os antigos
      – O processo de alteração de morada expira findo o prazo escrito na carta do processo de alteracao

  15. Boa tarde,

    Tendo efectuado o registo pela 1ª vez, é necessário ainda assim conectar o dispositivo e fazer o processo todo de alteração de morada?

    Se não tivermos o PIN (porque não encontramos a tal carta do CC), teremos de nos deslocar à loja do cidadão para pedir novo código PIN?

    Se assim for, compensa pagar 3€ do que estar a gastar 20€ num dispositivo, dado que depreendo, que o funcionário fará todo o trabalho necessário, correcto?

    Obrigado pela atenção. Cumprimentos,
    Pedro Serafim

  16. Olá Ricardo,

    Obrigada pela informação do seu post. Eu mudei de casa de um distrito para o outro. Neste caso não posso continuar com o meu médico de família actual certo? Sabe me dizer que outro tipo de implicações poderá ter a mudança da morada fiscal? Já li em alguns sítios que a não actualização da morada fiscal num período de 30 dias poderá ser punida com multa, isto é verdade?

    Obrigada pelo seu tempo.

    • Olá Célia,

      Obrigado pelo seu comentário.

      Desconheço as regras de atribuição de médico de família. Não sei se ao mudar de morada não pode continuar com o médico de família atual. Ao mudar de morada, é possível manter o médico de família.

      Sim, a não mudança de morada pode original uma coima entre os 75 e os 375€.

      Cumprimentos,
      Ricardo

    • Olá Célia,

      Relativamente à questão do médico de família, pedi ajuda a uma médica que me informou do seguinte:

      – a mudança de morada no cartão de cidadão (CC) não exige nenhuma mudança do Médico de Família para o novo centro de saúde. Embora o Médico de Família seja notificado pelo Registo Nacional de Utentes (RNU) que ocorreu uma alteração de morada e poder retirar o utente da sua lista (previsto pela lei), tal não é prática corrente;

      – De qualquer modo, perante a mudança de morada e caso o utente queira efectivamente mudar de médico, deverá dirigir-se ao seu novo Centro de Saúde e mostrar um comprovativo da nova morada (por exemplo factura de electricidade) de modo a que lhe seja atribuído um novo Médico de Família e ocorra o pedido de transferência de processos entre Centros de Saúde.

      Assim, pode dizer-se que esta mudança de Médico de Família perante eventual mudança de residência, é questão de intenção e proactividade do doente (se interessado) e não do médico ou da ARS (Ministério da Saúde).

      Cumprimentos,
      Ricardo

  17. Isto é realmente uma prova de inteligência, poupa 3 € e gasta de 12 a 20 num leitor que 99% das pessoas acabam por não usar mais. Parabéns à inteligência e à preguiça…

    • Olá Rui,

      Obrigado pelo seu comentário.

      Tal como já tive oportunidade de responder em cima, é verdade que o leitor tem um custo. E naturalmente se o leitor for usado apenas para este fim, este procedimento acabaria por ficar mais caro.

      De qualquer modo, o objectivo deste artigo é elucidar sobre o procedimento. Cada pessoa saberá escolher se o procedimento faz sentido ou não no seu caso.

      Para muitas pessoas é mais cómodo realizar este tipo de serviço on-line, o que prova as mais de 30.000 pessoas que já acederam a esta página desde que escrevi este artigo.

      Cumprimentos,
      Ricardo

    • Pelos comentários parece que o Rui é um ‘desocupado’ activo, muito possivelmente a residir nas laranjeiras, porque para os ‘ocupados’ preguiçosos, há que contabilizar com as perdas de rendimento por falta ou férias no trabalho e passagens de transportes. eheheh.
      de facto há pessoas que só servem para dizer mal
      Cumprimentos,

    • Talvez eu deva ter pouca inteligência… Mas na minha família somos 3 e temos 3 carros.

      Alteração de morada 3 x 3€ = 9€
      Alteração do Documento único Autmóvel 3 x 5€ = 15€
      Total = 24€

      Só aqui, numa mudança de morada, já me compensou o investimento no leitor.

      Certdões de óbito ou nascimento que já pedi algumas são bem mais baratas.

      Visto que desde que comprei o leitor já o utilizei noutras alterações de moradas posso afirmar que me compensou bastante.

      Isenção de IMI entre inúmeros outros serviços disponibilizados pelo site realizados de uma forma rápida e cómoda, penso que só trás vantagens, mas são opiniões e provas de inteligência… Talvez seja eu que chumbe nessa prova…

      Parabéns Sr. Ricardo pelo blog

  18. Olá Ricardo.

    Acho esta sua dica excelente, mas como resido em UK tive de ir mesmo a Portugal porque não tinha o PiN.

    A minha questão é a seguinte agora que recebi a carta na nova morada, será que posso finalizar o processo online para confirmar a morada.

    E será que necessito do leitor de cartões na mesma, dado que quando fui à loja do cidadão (Vila N.Barquinha, Atendimento excelente e quase sempre vazia) a sra. Fez a identificação digital e todo o processo necessario. E neste momento já tenho o PiN comigo.

    Será que é possível finalizar o processo online?

    Não sei se tem conhecimento mas souber agradeço.

    Muito obrigado.

  19. Boa noite,
    Excelente artigo, ajuda imenso. Pena não ser mais simples e fácil de usar para todos os utilizadores.
    Sabe quanto tempo demora a chegar o código PIN de confirmação de morada para poder finalizar o processo?
    Obrigado

  20. Olá Duarte,
    Neste momento deve existir algum problema entre os sistemas porque já fiz dois pedidos de alteração de morada, são sempre concluídos com sucesso e nunca entra efectivamente nenhum pedido no sistema do cartão do cidadão (após confirmar telefonicamente) – algures entre o portal do cidadão e o cartão do cidadão existirá alguma anomalia que aguardo resolução após já os ter notificado.
    Cpts,
    Nuno

  21. Bom dia,

    Tenho uma questão. Alterar a morada fiscal é o mesmo que alterar a morada do cartão cidadão?

    Questiono isto pois quando vou ao portal das finanças e escolho “Alterar morada”, aparece-me uma mensagem a referir que não poderei alterar por ali porque tenho cartão cidadão e se quiser alterá-la terei de me deslocar a um balcão do cidadão. Pelo que entendo, se realizar este processo todo para alterar a morada, a minha morada nas finanças fica igualmente alterada certo?

    Outra questão muito importante. Sobre o PIN de Autenticação do Cartão do Cidadão. Eu penso que o tenho (se for aquele que vem na carta que recebemos para levantar o CC), mas por exemplo, o meu marido, já fez o CC há alguns anos pelo que já não tem esse PIN, como é de esperar, e a renovação dele é só em Novembro deste ano. Como é que podemos contornar esta situação? Visto que o Ricardo refere que é obrigatório termos este pin.

    Obrigada

    • Olá Filipa,

      Obrigado pelo seu comentário.

      Sim, ao alterar a morada no cartão do cidadão, o sistema irá alterar a morada em vários sistemas de vários serviços, incluíndo as Finanças.

      Se não tem o PIN, creio que terá que fazer um cartão novo, pois mesmo que se dirija a uma loja do cidadão, creio que os PINs também são necessários para validar a alteração.

      Cumprimentos,
      Ricardo

  22. Olá, estou no estrangeiro e tenho os codigos que foram enviados para minha casa aqui. Ao tentar alterar na aplicação aparece o seguinte erro:

    Ocorreu um erro durante a Alteração de Morada!

    Por favor verifique se está ligado à Internet. Poderá ter que configurar o seu servidor proxy.

    Por favor tente novamente e, caso o erro persista, contacte a Linha Cartão de Cidadão através do número 707 201 122 ou do e-mail cartaodecidadao@dgrn.mj.pt.Tenha consigo o código de erro e o número de processo

    Estou claramente ligado à internet sem qualquer proxy que seja..

    Alguém sabe o que se passará?

  23. Bom dia.

    Estava a ler sobre a mudança do endereço no cartão, já o fiz pela loja do ciudadao e recibi a carta para a confirmação que se faz pela mesma loja.

    Eu residía fora de Portugal e da CEE, que mas tenho de fazer para residir no pais, por exemplo, disseram – me que tenho de ir a fraguesia para conhecer o qual é o centro de saúde que corresponde-me e ir ao mesmo fazer o registro, é isto certo?

    Que mais precisso de fazer e não ter uma sorpresa depois dum tempo.

  24. Apos umas longas 2 horas apenas consegui pelo Firefox!!
    Encontro-me agora a aguardar a carta com o novo codigo.

    Muito obrigado plas indicaçoes!

  25. Boa noite!

    Estou precisamente a tentar efectuar a mudança de morada no meu cartão. Fiz o registo do processo, tudo direitinho e, também já tenho a carta com os códigos de confirmação. O leitor funciona bem, os programas estão todos instalados nas versões mais actuais mas quando vou fazer a confirmação da morada e após inserir os códigos que vêm na carta aparece uma mensagem de erro que diz o seguinte: “Ocorreu um erro durante o processo. Por favor verifique se tem ligação à internet. Poderá ter de configurar o seu servidor proxy”.
    A ligação à net não é o problema, mas não faço ideia do que é isto do servidor proxy….será que me consegue ajudar?

    Obrigada!

    • Olá Andreia,

      Acabei de conseguir ultrapassar esse erro.

      No programa do Cartão de Cidadão, faça Ctrl+P (ou vá ao menu Ferramentas>Parâmetros).
      Na janela que surge clique no globo (onde diz Rede)
      Seleccione as duas primeiras opções ( Utilizar Servidor Proxy e Utilizar Proxy de Sistema)
      Volte a tentar confirmar a morada.

      Isto pelo menos é válido para Windows 7.

      Espero ter ajudado.

  26. Desde já agradeço a descrição do processo, pois foi graças a ela que consegui completar o pedido de alteração de morada, já tinha a carta das Finanças, mas não sabia onde colocar o código, e como a linha de apoio já estava fechada, foi através daqui que percebi como completar o processo.
    Obrigado

  27. Olá a todos,
    Necessitava de uma informação que não consigo encontrar no Portal do Cidadão.
    Para alterar a morada estando a viver fora do país, deverá de ser feito pessoalmente numa loja do Cidadão ou o mesmo poderá ser feito online? Tentei efectuar esta alteração online mas somente me dá opções de cidades/freguesias em Portugal.

    Obrigado antecipadamente.

  28. Boa noite, infelismente já tentei varias vezes fazer a alteração de morada e até agora nao consegui pelo simples facto de nao me aparecer a opção do cartao de cidadao na escolha das entidades! Tenho a aplicação instalada, o leitor funciona bem, ja adicionei o cartao de cidadão à minha conta no portal mas mesmo assim nao aparece a opção..

    Obrigado

  29. Ricardo, queria só agradecer. Não existem instruções nem no Portal do Cidadão nem na notificação que vem pelo correio sobre como fazer a Confirmação de Alteração da Morada e foi com esta página que consegui resolver a questão, descobrindo que é através do software e não na página do portal.

    Muito obrigado!

  30. Boa tarde
    Porque é necessário receber uma carta do serviço e ter que ir novamente ao mesmo quando se foi presencialmente alterar a morada no cc?
    Obrigado

  31. Bom dia, eu e o meu companheiro mudamos de morada, não somos casados, no entanto o contrato de arrendamento está em nome dele, e as despesas estão em nome da proprietária do apartamento, posso mudar de morada fiscal sendo fiadora no contrato de arrendamento? A minha bebe também tem de mudar? Obrigada

  32. Tive em portugal à pouco tempo para alterar a morada. Pensei que fosse na hora mas pelos vistos nao ficou concluido.. recebi a carta agora em portugal pra confirmar ate 1de agosto. Estou de volta a franca mas aqui nao tenho como comprar esse aparelho.. sera que no consulado de paris posso confimar a morada portuguesa ou vao implicar

  33. Boa tarde, Ricardo.

    Qual e, exactamente, o PIN de autenticacao? Na carta que recebi com os codigos tenho 3 codigos de desbloqueio, o codigo de activacao (7 digitos) e o codigo para assinatura (4 digitos). Simulei com o codigo de assinatura, com o codigo de activacao, com outros e nada. O facto dos nomes no papel serem diferentes dos nomes na aplicacao nao ajuda, pelo que questiono no caso de saber a resposta. Muito obrigada.

  34. Posso mudar a morada da minha filha menor para a morada da minha mãe para que ela consiga frequentar uma escola na zona?

  35. Muito boa explicação.
    Obrigado pela ajuda.
    O site é intragável e é impressionante como o nosso dinheiro é gasto em sites deste nível.
    Abraço
    Tiago

  36. boa tarde. o meu marido ira para o estrangeiro na próxima semana na sexta feira. se eu fizer a alteração de morada online ele depois terá que receber a carta e fazer na mesma a confirmacao? se tal acontecer será que chega antes de ele ir embora?

  37. Emprestara-me o leitor/fiz download da app e ao clicar na morada pede PIN (introduzo e aceita) e depois não permite alterar nada. Apenas aparece uma box para depois de receber códifos confirmar a alteração de morada.
    Agradeço ajuda…se calhar é algum procedimento que ignoro.

  38. Boa Noite,

    Venho de receber a carta de alteraçao de morada no CC, efectuei como deve ser, ja o fiz outras vezes, mlas desta vez aparece um erro ao iniciar o cartao:
    Consistencia da informaçao do cartao esta comprometida.
    Ja efectuei uma alteraçao de morada a 2 anos e deu.
    O cartao data de 2015.
    Mas, no site do portal do cidadao, pede o pin e entra sem algum problema.
    Estara danificado? Penso que nao senao nao daria nada, mas é estranho

    Boa Noite

    Luis Ferreira

  39. Bom dia, queria saber se isto tambem funcionava para os estrangeiros. Sou francesa e trabalho em Lisboa hà mais de dois anos. como é que eu faria para o cartao de cidadao ?
    Obrigada,
    Maria

  40. Boa noite,

    Perdi a carta que contém o pin do cartão de cidadão.
    A única solução é fazer novo cartão de cidadão?

    Cumprimentos

  41. Olá
    A minha amiga precisa mudar a morada do cartão do cotribuente visto o cotrato dela de trabalho conter outro endereço onde ela reside de momento para poder fazer um pedido de residência em Portugal qual seria o procedimento
    Obrigada

  42. Obrigado pelo seu tempo em publicar as notas explicativas.
    Muito oportunas, e subscrevo inteiramente os comentários sobre a dificuladade de navegar no site.
    Tenho as cartas para reconfirmar a mudança de direção e NÃO CONSIGO REALIZAR!
    Uma frustração e tempo perdido.
    Meus cmpts