A partir de 2013, todas as entidades/comerciantes são obrigadas a comunicar às Finanças uma lista das Facturas que emitiram.
Este procedimento tem que ser feito mensalmente até ao dia 25. Por exemplo, até dia 25 de Março, os comerciantes têm que comunicar as facturas que emitiram durante o mês de Fevereiro.
Existem 3 formas de o fazer. A mais simples consiste em criar um ficheiro SAFT no programa de facturação e depois enviá-lo para o Portal e-Fatura do Portal das Finanças. As outras duas são o envio automático da informação por parte do programa de facturação ou a introdução manual das facturas no Portal.
Só deve ser usado 1 dos métodos, pelo que quem enviar o ficheiro SAFT, não tem que introduzir manualmente as facturas.
Vamos ver como enviar o ficheiro SAFT.
Os programas mais usados em Portugal incluem o PHC, o Primavera, o Sage Retail, o WinREST, o Invoicexpress e o KeyInvoice. Todos estes programas permitem criar o ficheiro SAFT-T, desde que tenham sido actualizados para as versões mais recentes.
SAFT Simplificado vs SAFT Completo
Existem dois tipos de ficheiros SAFT: SAFT Simplificado e SAFT Completo. Alguns programas permitem ambos os ficheiros ou apenas o SAFT Completo. Ambos são válidos para este fim.
O ficheiro SAFT Simplificado contém apenas as informações necessárias para enviar às finanças, enquanto o ficheiro SAFT Completo também contém outras informações para além daquelas que são necessárias enviar às finanças para este fim.
O recomendável é enviar o ficheiro Simplificado. Caso o seu sistema informático só tenha a opção do SAFT Completo, também o poderá enviar. Durante o processo as finanças irão extrair a informação necessária do ficheiro completo (ou seja, irão criar um ficheiro SAFT Simplificado a partir do SAFT Completo).
Neste artigo, as imagens de exemplo referem-se ao programa Sage Retail, pelo que servem apenas de referência e são indicativas. A forma específica de criação do ficheiro SAFT-T noutros programas pode variar ligeiramente. Em caso de dúvida, consulte o fornecedor do programa que usa.
1º Passo – Criar o ficheiro SAFT no programa de facturação
Entrar no Programa de Facturação
Entre no Programa de Facturação (Início de Sessão).
Caso a aplicação tenha mais do que uma versão, aceda à versão mais completa (vulgarmente chamada de BackOffice ou de Gestão Comercial).
Opção de criação do ficheiro SAFT
Para aceder à opção de criação do ficheiro SAFT, é necessário aceder ao Menu “Sistema” e depois “Comunicação das Facturas à AT/ SAF-T mensal”.
Existem dois tipos de ficheiro SAFT: Um completo e outro Simplificado. Ambos podem ser enviados, mas recomenda-se o envio do Simplificado.
De seguida, escolha o mês a que se referem as facturas que deseja comunicar e escolha um local no seu computador onde o ficheiro será guardado.
Prima OK.
O sistema irá então criar e validar o ficheiro SAFT no local onde indicou.
2º Passo – Carregar o ficheiro SAFT no sítio Web e-Fatura
Entrar no portal e-Fatura
Entre no portal e-Fatura, um sítio Web criado especialmente para o efeito pelas Finanças.
No menu superior, clique em FATURAS e depois escolha a opção “Enviar Ficheiro”.
Em alternativa, clique aqui.
Introduza a senha de acesso ao Portal das Finanças
De seguida, introduza dos seus dados de acesso ao Portal das Finanças. É possível usar qualquer senha que usa normalmente para o acesso ao Portal das Finanças.
- Se nunca pediu uma senha, pode pedir aqui.
- Se não se recorda da senha, pode pedir uma nova aqui. As finanças enviam para sua morada fiscal um novo código (normalmente, isto demora 2 dias úteis).
- Recorde-se igualmente, que muito provavelmente, o seu Contabilista tem uma cópia da senha. Pode pedir-lhe.
Dê acesso ao seu computador…
Por questões técnicas, é possível que seja apresentada uma mensagem de aviso onde o sítio Web pede a sua autorização para aceder aos ficheiros do computador.
Tal é demostrado na figura seguinte. Escolha a opção “Permitir” (“Allow” em Inglês). (Isto aconteceu quando usei um Mac para enviar o ficheiro, mas não aconteceu em Windows).
Escolha e envie o ficheiro SAFT-T
De seguida, assegure-se que aparece no ecrã no seu computador o quadro apresentado na imagem seguinte.
Caso não apareça, tal significa que a aplicação não consegue, por qualquer motivo, aceder ao seu computador. Experimente usar um outro browser (como o Internet Explorer) ou voltar a instalar/reinstalar o sistema Java no seu computador.
Este ecrã sofreu alterações em Março de 2013. Provavelmente o objectivo foi melhorar o ecrã, mas acabou por piorar uma vez que não é convenientemente mostrado em Apple Mac (ver como era o ecrã anterior).
Escolha o Ano e Mês que pretende enviar e clique na em “Abrir” (assinalado a vermelho na imagem em baixo).
Escolha a pasta onde guardou o ficheiro gerado pelo programa de facturação e escolha a opção “Abrir” ou “Open” (caso o sistema esteja em Inglês).
Atualmente, apenas consigo localizar o ficheiro em Windows. Em Mac OS não é possível (creio que se trata de um bug do sistema).
Agora, poderá optar por validar o ficheiro (para verificar se está tudo correcto).
O ficheiro será analisado e poderá rever as seguintes informações antes de enviar o ficheiro:
- Número total de facturas
- Valor total do Débito
- Valor total do Crédito
Não se esqueça que é obrigatório indicar o ano e o mês das facturas que pretende enviar, mesmo que o ficheiro só tenha informação relativa a um mês.
Se tudo estiver correcto, escolha a opção “Submeter“.
Versões de ficheiros SAFT 1.01, 1.02, 1.03
A estrutura do ficheiro SAFT (e as respectivas informações que lá constam) vão sofrendo alterações ao longo do tempo acomodar alterações legais que entretanto vão surgindo.
Atualmente, e desde Outubro de 2013, a versão SAFT em vigor é a 1.03. É esta versão que deve ser enviada.
Contudo, como existem muitos programas informáticos que ainda não estão preparados para criar o ficheiro SAFT na versão 1.03, as finanças continuam a aceitar a versão 1.02.
[box type=”alert” style=”rounded” border=”full”]Em junho de 2014 ainda não existe informação de quando as finanças deixarão de aceitar a versão 1.02.[/box]
Comentários sobre Usabilidade
O processo criado pelas Finanças para o envio do ficheiro SAFT-T é relativamente simples. Contudo, existem alguns aspectos que poderiam facilitar a vida a todas as pessoas:
- O uso de HTML 5 em vez do applet Java. Tal evitaria várias complicações que tive. O applet pode bloquear, e tem problemas de compatibilidade. Houve pessoas que me reportavam vários problemas relacionados com isto também.
A dupla autenticação. Não faz sentido pedir às pessoas para enviarem 2 vezes a mesma informação. É uma deficiência técnica que deveria ser corrigida.Este problema já foi corrigido.- Não funciona bem em Mac. A nova versão do ecrã de introdução das facturas (o applet Java) não funciona bem em Mac, como é ilustrado pela imagem seguinte. Já informei a AT sobre este facto, mas ainda não obtive qualquer resposta.
[…] Transmissão electrónica através do envio de um ficheiro SAFT-PT Simplificado. Este é o método mais popular e mais simples. Veja aqui como enviar o ficheiro SAFT para o Portal e-Fatura. […]
[…] Contudo, só a partir de 2013 a existência deste ficheiro se tornou popular com as alterações das regras de facturação e a simultânea obrigação de reporte mensal às finanças. […]
Boa noite,
Queria agradecer esta sua página. Era a 1º vez que tentava submeter o ficheiro e até encontrar a sua página – o google é nosso amigo:) – não conseguia descobrir como e exactamente onde se submetia.
Está fantástico.
Paula Ventura
Olá Paula,
Obrigado pelo seu comentário.
Fico contente que isto tenha ajudado 😉
Cumprimentos,
Ricardo
E agora com o problema do java não ser aceite, como enviar o saf t?
Obrigado para este informação. Seis chamadas p/varias linhas de apoio não me ajudavam. Isto sim.
Cumprimentos,
Susanna
Olá Susanna,
Obrigado pelo comentário. Fico contente que a tenha ajudado.
Cumprimentos,
Ricardo
Boa tarde,
não havendo faturação nesse mês é necessário enviar alguma informação? Ao enviar o ficheiro (saft) deu erro por não haver docs emitidos…
Obrigada
Olá Diana,
Obrigado pelo seu comentário.
Não havendo facturação, não é necessário enviar o ficheiro, porque na realidade não há nada a reportar.
Mas chamo a sua atenção para os casos onde poderá não haver facturas, mas poderá haver por exemplo notas de crédito ou débito e neste caso, é obrigatório reportar.
Cumprimentos,
Ricardo
devido a um problema informático, no PC onde se encontrava instalado o Programa de Faturação – KAMAE – , fui obrigado a re-instalar o Programa noutro PC, porém perdi o histórico…
Já aconteceu a alguém? Sabem-me indicar os procedimentos a seguir.
Olá Filipe,
Obrigado pelo seu comentário.
Não tem cópias de segurança?
Se for o caso, deveria haver forma de introduzir manualmente os movimentos de facturação no sistema com base, por exemplo, em cópias de papel.
Sugiro que contacte o fornecedor do programa para receber ajuda nesse sentido.
Recordo que o Filipe tem a responsabilidade de garantir que os dados se guardem durante o período legalmente exigido (julgo que 10 anos).
Cumprimentos,
Ricardo
Caro Filipe,
Já pensou testar outro tipo de soluções que não passam pela instalação em máquinas mas sim executadas a partir da web dentro de um browser? Elimina logo à partida diversos problemas como o que reportou, evitando demoras na facturação por avarias das máquinas onde as bases de dados estão.
Fale comigo (961881520) e tenho a certeza que conseguimos resolver o seu problema em pouco tempo e num valor escandalosamente baixo 🙂
Telefone-me e descubra a plataforma de desenvolvimento de soluções de gestão empresarial “low-cost” KeyInvoice.
Obrigado pela atenção,
—
João Paulo Martins
Boa tarde! Tenho que enviar o ficheiro Saft do mês de Junho de 2013 até ao próximo dia 25 de Julho de 2013, mas pela 1ª vez não estou a conseguir gravar o ficheiro para a pen. já contactei o informático e ele também não consegue. a sugestão dele foi falar com a contabilidade e arranjar uma justificação. isso é possível? como devo proceder legalmente? ir às finanças pessoalmente e avisar o que está a acontecer? obrigada.
Olá Cristina,
Obrigado pelo seu comentário.
Sinceramente não sei. Julgo que não é possível justificar o não envio do ficheiro, pelo menos de uma forma pró-activa.
O não envio do ficheiro deve gerar uma coima.
Sugiro que contacte o fabricante do programa a fim de ultrapassar o problema. Em alternativa, caso tenha poucos movimentos, julgo que poderá lançar um a um directamente no portal das Finanças.
Cumprimentos,
Ricardo
Com o sistema on-line KeyInvoice esse tipo de problemas não se colocam porque se não funciona numa máquina pode sempre ir a outra e tentar nela e acredito que irá resultar 🙂 Tente e converta-se… tenho a certeza que irá adorar 🙂
961881520 João Paulo Martins
Boa tarde,
Gostaria de tirar uma dúvida, enviei o ficheiro saft de Julho no dia 27 de Agosto , será que serei penalizado ? Cumprimentos.
Olá João,
Obrigado pelo seu comentário.
Receio bem que sim. As finanças não costumam perdoar..
Cumprimentos,
Ricardo
Boa tarde, vou abrir uma pequena loja de roupas feminina, e gostava de saber sobre qual maquina registadora que emita factura de acordo com as novas leis. O que fica mais em conta, já que é um negocio pequeno. Qual o programa mais simples, pois nada entendo desta área. Obs. O que fica mais barato. Obrigado
Olá Adriana,
Obrigado pelo seu comentário.
Existem muitas possibilidades e eu não conheço todos as máquinas registadoras/programas.
Existem regras gerais e depois outras obrigações específicas para as empresas que facturam um valor igual ou superior a 100.000€ (que não deverá ser o seu caso).
Poderá contactar algumas empresas nesta área que a poderão apresentar algumas propostas.
Contudo, se me permite a sugestão, hoje em dia é muito importante ter um sistema de gestão comercial que vá para além de uma simples “máquina registadora”.. Algo que lhe permite ter estatísticas sobre o que vende, margens de comercialização por famílias, guardar dados sobre os clientes para realizar campanhas…etc.
Eu tenho alguma experiência com os sistemas da Sage (funciona bem, mas não é barato).
Uma outra solução mais económica será o http://pt.invoicexpress.com/
Cumprimentos,
Ricardo
Solução de facturação mais barata e abrangente do que qualquer uma existente actualmente no mercado: KeyInvoice… o seu ERP definitivo. Comprove e torne-se fã 🙂 Facture em todas as plataformas existentes no mercado sem medo de perdas de dados ou furto de informação.
Exemplo para uma micro-empresa: €72 + IVA/ano com todas as actualizações incluídas durante 1 ano, certificações legais e ainda assistência via ticket, email e fax.
João Paulo Martins (961881520)
Excelente estrutura, conteúdo completo e muito didáctico.
Parabéns, Ricardo.
Alexandre Ferreira
Olá Alexandre,
Obrigado pelo seu comentário.
Votos de boas festas!
Cumprimentos,
Ricardo
Para os utilizadores de Mac, poderão utilizar o Firefox para enviar o ficheiro SAFT
Olá Carvalho,
Obrigado pelo comentário e pelo esclarecimento.
Cumprimentos,
Ricardo
Olá Ricardo, estou a tentar enviar o ficheiro, mas o problema é que nem se quer me aparece o sitio para o colocar, já instalei o java, desinstalei, instalei, tentei vários browsers e não consigo. Que faço?
Olá Juliana,
Obrigado pelo seu comentário.
Já tentou num outro computador?
Em caso de dificuldade, sugiro ligar para o CAT – 707 206 707.
Cumprimentos,
Ricardo
Ricardo,
poderá indicar-me um toturial para a introdução manual de facturas?
Obrigada
Olá Helena,
Obrigado pelo seu comentário.
É algo relativamente simples:
1) Aceder ao sítio da e-Fatura (Portal das Finanças):
https://faturas.portaldasfinancas.gov.pt/home.action
2) Escolher o Menu Faturas > Recolher Fatura
2) Fazer a autenticação, introduzindo o NIF e Senha do Portal das Finanças (do Comerciante)
3) Introduzir os dados de cada fatura.
Cumprimentos,
Ricardo
Bom dia Ricardo,
Sabe-me dizer quais os passos a tomar para substituir um SAFT anteriormente enviado ?
Se enviar um novo vai duplicar as facturas.
Obrigado
Olá João,
Obrigado pelo seu comentário.
Desconheço o procedimento. Diria que deve colocar essa questão no Portal e-Balcão, escolhendo a opção E-Fatura / Questões tecnológicas.
Cumprimentos,
Ricardo
Obrigada pela partilha. Era mesmo disto que estava à procura. Grata.
sou comerciante em nome individual, como faço para lançar as faturas imitidas em meu nome, pois tinha uma contabilista que me burlou e agora tenho eu que fazer o trabalho. Posso fazer com a senha de contribuinte ou tem que ser com a senha do comerciante, visto que o contribuinte é o mesmo.
obrigada
Olá Ana,
Obrigado pelo seu comentário.
Poderá lançar as faturas facilmente no Portal eFatura.
É aqui >Faturas / Comerciante / Recolher Fatura
Cumprimentos,
Ricardo
Queria perguntar : se o dia 25 do mes ( ultimo dia de envio do SAFT ) calha em dia feriado, o limite altera até o primeiro dia util seginte ou fica sempre o dia 25 como limite ?
Olá Max,
Obrigado pelo seu comentário.
Quando o dia 25 é num feriado ou num fim de semana, o limite altera. Pode ver isso na agenda fiscal, aqui:
https://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/calendario.action
Cumprimentos,
Ricardo
Bom dia,
estou farta de procurar aqui e não encontro. Em relaçao ao SAFT, quando o dia 25 calha no fim de semana, como este mês, qual é o dia limite de entrega?
É que eu fiquei de baixa até segunda e precisava saber.
Obrigada
Carla Reis
Olá Carla,
Agradeço o seu comentário e lamento a demora da resposta.
Tipicamente quando os prazos são fim de semana, passam para a segunda-feira seguinte. Creio que com o SAFT se segue a mesma regra.
Cumprimentos,
Ricardo
Olá Ricardo!
Muito obrigado pelo artigo, ajudou-me bastante. Fiquei só com uma dúvida: se optarmos por fazer a introdução manual das facturas no Portal em vez de enviar o ficheiro SAFT, isso é feito na mesma área do Portal E-factura em que se registam as facturas, por exemplo, de despesas gerais familiares?
No meu caso, tenho de enviar a informação relativa a uma venda de alfarrobas, em regime de auto-facturação.
Obrigada.
Cumprimentos.
Olá Patrícia,
Agradeço o seu comentário e lamento a demora da resposta.
Não, será na opção “Comerciante”, não na de “Consumidor”.
Cumprimentos,
Ricardo
Gostaria de saber, se possível, quais são as multas previstas em caso de atraso na entrega do ficheiro SAF-T no caso de empresários em nome individual e / ou empresas, uma vez que não encontro esta informação.
Muito grato!
AF
Olá Luís,
Agradeço o seu comentário e lamento a demora da resposta.
Creio que o que pretende está aqui: entre 150€ a 3750€.
http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/rgit/rgit117.htm
Cumprimentos,
Ricardo
Olá Ricardo,
Infelizmente, o link já nao funciona e nao estou a conseguir encontrar esta informacao no site.
Também gostava de saber quais seriam os montantes de multa pelo atraso na submissao do ficheiro SAFT.
Sabendo que iremos submter com atraso, é possível avisar para nao receber uma penalizacao?
Desde já obrigada.
Cumprimentos,
Daniela
Olá ricardo,
Eu gostaria de saber qual é a versão mínima de Java necessário para trabalhar com o webservice da AT.
Obrigado,
Sergi.
Olá Sergi,
Agradeço o seu comentário e lamento a demora da resposta.
Não sei; deverá entrar em contacto com os serviços técnicos das finanças e colocar essa questão (poderá fazê-lo via e-Balcão, escolhe depois a secção técnica).
Cumprimentos,
Ricardo
O meu ficheiro saft sai em html é mesmo assim não seria suposto ser xml?
Obrigado
Boa tarde
Tenho uma pequena empresa onde existe restaurante e uma pequena mercearia, no restaurante envio ficheiro saft mas na mercearia apenas tenho os tickets, como faço para enviar os tickets diários?
Obrigado
Boa tarde
Estou no regime de IVA regime de isenção artº53 e emito facturas manualmente. Até agora enviava a relação de facturas em papel todos os meses para as finanças. A partir de Janeiro/2015 tenho de as enviar no e-factura/comerciantes, tudo bem. No que respeita às facturas que emito com NIF do cliente, não há problema, a minha dúvida é na “informação global” onde se coloca o primeiro e último número das facturas emitidas no mês correspondente, pois também tenho facturas sem NIF do cliente. E aqui tenho duas dúvidas:
1 – se coloco todos os números, incluindo as que têm NIF do cliente
2 – no item “valor do IVA” o que lá coloco
Muito obrigado
João Dias
Boa tarde Ricardo,
Obrigado pelo seu trabalho e generosidade. Eu sou trabalhador independente. Para declarar os recibos verdes posso faze-lo no portal das finanzas, no e-faturas, ok. Mas poderia faze-lo com um ficheiro SAFT-PT? neste caso, o tipo de documento seria fatura-recibo (FR) ?
Muito obrigado!!
Obrigado. Foi muito elucidativo.
Bom dia,
Emiti uma Fatura-Recibo atraves do site das financas e queria saber se e necessario registar no E-Fatura e se sim como e que posso gerar o SAFT-PT atraves do site das financas.
Obrigado
Boa noite ao enviar o ficheiro Saft por engano enviei 2 vezes mas com datas diferentes.Como posso fazer para anular o que foi com data errada? Trabalho com uma empresa de contabilidade eles conseguem resolver esse problema?
Estamos em pleno ano 2017 e continuo sem conseguir aceder ao local onde guardei o SAFT através do e-factura no browser safari.
Olá Clara,
Com o Safari também não consigo aceder ao ficheiro mas com o Firefox sim. No entanto, quando o site do e-factura está a fazer o processo aparece a seguinte msg:
“Ocorreu um erro na gravação”
Veja se consegue com o firefox. Pode ser que tenha mais sorte do que eu. Acabo sempre por ter de enviar o ficheiro para um computador com Windows (eu uso um Mac).
Boa tarde. Gostaria de lhe perguntar como posso inserir uma fatura com numero de passaporte em vez de NIF. Trabalho num hotel e agora o meu patrão quer que seja eu a inserir as faturas mas eu nao estou a conseguir entender isto. Se me puder ajudar ficava muito agradecida.
Ola boa noite!! Gostava de saber como faço para enviar manualmente as faturas no e-fatura? Obg!! Cumpts!!