É (quase) impossível pedir o Cartão Lisboa VIVA pela Internet

Com a criação do passe Único da Área Metropolita de Lisboa, resolvi pedir o cartão Lisboa VIVA, via Internet no Portal VIVA, para testar o processo. Este cartão é o suporte essencial para carregar os novos passes (de até 40€).

Em síntese: é algo possível, mas é tão complexo que na prática, se torna uma tarefa impossível.

Problema 1 – Utilização applet de Java

A primeira dificuldade que encontrei foi o facto do portal VIVA apenas aceitar o uso de applet Java para ler os dados do Cartão do Cidadão. Esta forma de aceder ao cartão de cidadão está completamente ultrapassada, uma vez  que não existe atualmente nenhum browser moderno que suporte Java. Daí que a única solução possível passsa por recorrer ao velhinho Internet Explorer (em Windows, naturalmente).

Pior de tudo: essa indicação não é dada de forma explícita. Foi algo que descobrir por mim, após o portal ter ficado “bloqueado” no ecrã seguinte durante algum tempo e ter reparado numa pequena mensagem de erro em baixo que indicada que o browser que estava a usar (o Chrome) não era compátível.

Quando não se usa Internet Explorer, o sistema fica bloqueado neste ecrã

Problema 2 – Erro “INVALID_PHONE_NUMBER”

Depois de usar o Internet Explorer e de conseguir “contornar” algumas dificuldades com o uso do Java, avancei até obter o erro “C#10 : Invalid_Phone_Number”. Tive que pedir ajuda ao suporte do Portal. Responderam-me que não podia preencher o mesmo número no campos “Telefone” e “Telemóvel na área de dados pessoais (?!).

Erro com número de telefone. Aparentemente não é possível colocar o mesmo número nos campos “telefone” e telemóvel.

 

Problema 3 – “Nome do Cartão é demasiado curto”

Seguidamente apareceu-me uma nova mensagem de erro a indicar que o nome que eu tinha escolhido para o cartão era demasiado curto. Foi algo que me deixou confuso porque tinha até 3 nomes. Experimentei reduzir e funcionou. Ou seja, a mensagem de erro está ao contrário: o nome escolhido era demasiado longo,  exatamente ao contrário!

Nova mensagem de erro a indicar que o nome escolhido para colocar no cartão era demasiado curto, quando na realidade era demasiado longo.

Moral da História

Embora tenha conseguido efetuar o pedido do cartão LisboaVIVA, fiquei muito mal impressionado com a qualidade do Portal Viva. O Portal não só usa tecnologia obsoleta (Java), como as mensagens de erro indiciam fraca qualidade na programação e validação do software.

Por outro lado, o processo não está pensado na ótica do cidadão, não é simples nem fácil de usar. Por outras palavras, um cidadão sem conhecimentos informáticos avançados dificilmente conseguirá pedir o Cartão.

Numa altura em que foi anunciado uma transformação profunda na forma de funcionamento e quantidade de passes de transportes (dos cerca de 770 passes em funcionamento hoje em dia passarão a existir cerca de 70), temo que a transição seja, no mínimo, caótica.

49 comentários

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  1. Pois, eu também acho que isto não vai correr muito bem…
    Parece que o prazo foi imposto sem se ter bem a noção da implementação do novo sistema. E a modalidade do passe-família já foi adiada para o Verão! Enfim, a ver vamos…
    Outra coisa que acho que não vai correr bem é a procura de transportes públicos aumentar consideravelmente e a oferta manter-se. Vai haver muito mais gente a andar de transportes públicos e o número de autocarros, metros e comboios vai manter-se, com os mesmos horários. Neste momento já não é suficiente (como por exemplo o metro e o comboio que estão a abarrotar). Quando começar a vir mais gente, nem sei! Mas esse é outro problema. Uma coisa de cada vez.

    Eu já tenho o meu cartão há alguns anos e o último que pedi também foi online. À parte a barbaridade do IE com Java, não me lembro de outras dificuldades. Alíás, é uma coisa com que me deparo quase todos os meses, quando carrego o passe em casa com leitor de cartões. Mas concordo que o portal não é para leigos em informática!

    • Olá Edu,

      Obrigado pelo comentário 🙂

      Sim, este artigo foi focado apenas na falta de qualidade do portal VIVA.

      Outro tema é a opção política da redução do preço. Embora não descorde com a medida, julgo que o investimento deveria ser no reforço da oferta, na melhoria das infrastruturas e eventualmente na simplificação do sistema de bilhética (os suportes Lisboa Viva e Viva Viagem são pouco práticos.). Mas isso levaria vários anos e não teria um efeito imediato na opinião pública…

      • Lembro-me de uma coisa que aconteceu e que foi, no mínimo, “estranha”… Como referi, pedi o cartão online e imprimi o talão para depois ir levantar o cartão (no meu caso, Transtejo no Cais do Sodré). Quando chegou a data de levantamento, dirigi-me ao Apoio ao Cliente da Transtejo e o senhor que estava a atender ficou admirado com aquele talão porque desconhecia que era possível fazer online!
        Depois algum (muito) tempo a olhar para o talão e depois procurar no sistema o tal pedido, lá encontrou o registo, imprimiu e activou o meu cartão ali, na hora!

    • Infelizmente hoje, 14 de Janeiro de 2022 continua tudo na mesma. O portal é um caos de erros e incompetência. O problema do Java mantém-se e o acesso é quase impossível. Horas a fio a ver a mensagem que informa que o processo de acesso pode demorar alguns minutos. Minutos !!! Eu desisti ao fim de 5 horas a ver a mensagem. Simplesmente lamentável.

      • O problema do JAVA não é só culpa do portal VIVA , mas sim do cartão de cidadão, uma vez que o software para leitura do mesmo está em java.

        Felizmente, depois de ler o que está aqui mencionado consegui proceder ao registo e pedir o cartão.

  2. Obrigado Ricardo,

    Estava há um mês a tentar pedir o cartão Viva e não o teria conseguido fazer sem a ajuda que aqui colocaste.
    Agora já consegui fazer o pedido, vamos ver se até ao cartão chegar Às minhas mãos não tenho mais nenhuma surpresa.

  3. Obrigada!!! Depois de um dia inteiro com o servidor a dizer “erro na ligação ao SIIT” (e eu a achar que eles estavam com problemas no servidor), experimentei reduzir o tamanho do nome e funcionou!

  4. É o Estado. Por definição, as pessoas que estão à frente deste tipo de serviços não fazem a mínima ideia do que estão a fazer, e sub-contratam a outros baseados em preço (ou outros factores não muito transparentes ou justos). E como se costuma dizer: you pay peanuts, you get monkeys.

    Infelizmente esta não é a única plataforma em que isto acontece, em que se vê claramente que quem desenvolveu e implementou tem praí o 9º ano (na melhor das hipóteses), e não tem conhecimentos técnicos ou ao nível de usabilidade. Sem falar sequer em saber o que são testes! É pessoal que diz “ah e tal eu sei algum HTML”, e para quem um browser é Internet Explorer, e o resto é tudo igual…

  5. Depois do erro INVALID_PHONE_NUMBER, agora tenho “Erro na criação da fatura”. Depois de tanto trabalho, para mim continua impossível.
    Por EUR 12 e emissão imediata em vez de EUR 9 e até 10 dias úteis para entrega em casa, vou tentar o Kiosk Viva. Problema: não se encontra uma lista das localizações

  6. “Erro na criação da factura” era dos caracteres portugueses na morada ou da localidade estar incluída no campo do código postal (nada introduzido por mim no site, os dados foram importados do cartão de cidadão).
    Isto é mesmo programação feita por macacos.

  7. Salvou me o dia! ando À imenso tempo para conseguir tirar o cartão, com a porcaria do problema do numero de telefone…. enfim….

  8. Basicamente os passos sem erro:

    Adicionar o url (https://portalviva.pt) ao security do Java (control painel > java);
    Internet Explorer – adicionar o url do site ao sites seguros
    Alterar o TLF caso seja idéntico ao TLM (no perfil de conta)
    Colocar NIF + Nome (no acto de compra)

    Dessa forma não houve problemas (pelo menos no meu caso)

    • Boa tarde

      é incrível, mas ao fim de uma semana ainda não consegui obter o Cartão Viva, apesar de seguir as sugestões dadas, mesmo com o Java instalado, quando faço Upgrade para Viva, para pedir o cartão, vai sempre para a página do JAVA. algum erro que possa estar a fazer? Obrigada

  9. Muito obrigada, é sempre uma luta quando quero usar algum site com cartão de cidadão, esta informação foi memo útil. Tive no entanto uma dificuldade adicional com o java, que depois de instalado nunca corria e o site continuava a pedir a instalação (quando já estava instalado !), deixo aqui link para a página que me ajudou a ultrapassar isto (as dicas do site da Oracle nenhuma funcionou): https://answers.microsoft.com/pt-br/ie/forum/ie11-iewindows_10/falha-no-internet-explorer-11-com-plugin-java-no/50f6a96d-b495-4668-836a-fab3c2538451

  10. Só agora tentei pela primeira vez, e ao ler tudo isto fico estupefacto por constatar que passado mais de um ano desde a publicação deste artigo e dos primeiros comentários, a situação aparenta ser exactamente na mesma.
    Será que não há mesmo interesse em que o sistema online funcione?
    É mau de mais para ser verdade, mas efectivamente é a realidade.

  11. Ainda hoje pedi um cartão e se não fosse o seu artigo, não o teria conseguido fazer online. Obrigada pelo alerta!

    E sim, a experiência para pedir um cartão novo online continua péssima e pouco intuitiva.

  12. O seu artigo me salvou a vida! Estava há imenso tempo para fazer o cartão e esbarrava nos mesmos problemas. Obrigada por partilhar a informação, em tempos de Covid não queria sair de casa para tratar de uma renovação simples que poderia ser feita de casa

  13. Obrigada pelo seu artigo, foi graças a ele que consegui fazer o pedido do passe pois estava presa no erro do java. Tentei registar-me com CC no firefox, google chrome, microsoft edge até que pesquisei no google por ‘Lisboa Viva erro’ e encontrei o seu artigo. Tentei novamente com o internet explorer, como recomenda e só assim ultrapassei esse erro. Felizmente não tive mais problemas e rapidamente fiz o pedido. Agora resta aguardar pelo passe chegar. Muito obrigada novamente!

  14. Actualmente parece ser mesmo impossivel solicitar o cartão online.
    A fraca/péssima qualidade do portal https://www.portalviva.pt é assustadora.
    Confuso, tecnologia obsoleta, broken links, lista interminável de FAQs, parece desenhado por funcionários públicos dos anos 90.

  15. Tentei ontem com o Internet Explorer + Windows 10 e não funciona. TDepois de instalar o Java também fica “bloqueado” naquele passo do “este processo poderá demorar alguns minutos” como acontece no Chrome/Firefox/Edge. Alguém tem ideias? O suporte decidiu ignorar o meu email.

  16. obrigada pelo post Ricardo. estou plenamente de acordo! alias muitas das plataformas online do estado atualmente continuam a usar o Java…é o caso da PEM para prescrição médica por exemplo. querem modernizar mas fazem com o mais obsoleto que há. enfim

  17. Estive a tentar por muito tempo e mesmo no Internet Explorer (versao 10) não estava conseguindo. Depois de adicionar o site do portalviva.pt aos “Trusted Sites” que consegui que o plugin do java fosse inicializado.
    -Usar Internet Explorer
    -Adicionar o site aos Trusted Site no Internet Explorer (Internet Options / Security / Trusted Sites / Sites / Add)
    -Ligar o cartão de cidadão ao leitor no computador
    -Clicar em registar

    Depois de confirmar os dados vai aparecer para colocar os dados do cartão de crédito.

  18. Parece impossível como erros tão básicos e problemas de programação e utilização de software desatualizado não tenham ainda sido resolvidos.
    Quem quiser compara o cartão/passe tem de preencher “a papelada” à mão como ainda hoje me foi entregue na estacão da CP de Cascais, entregar foto tipo passe, porque uma máquina digital que tirasse a foto no local não existe ainda.
    è a modernização e o simplex/complex a funcionar.

  19. Eu diria mais… é completamente impossível. Todas as situações aqui descritas continuam e resolução… ZERO.
    Lisboa continua na idade analógica e tarda a mudar para a era digital. Para quando um sistema no mínimo parecido ao que há no Porto? Por este andar nunca.

  20. Depois de 2h a tentar instalar o java e a corrigir os erros… la consegui pagar e finalizar a compra.

    Agora o problema é que o estado do cartão me aparece ‘anulado’ mas aparece-me uma linha nova com um novo número do cartão. Já liguei para 2 números e nada …. E-mail e nada… fb e nada…. O cartão chega mesmo a casa? Quando tudo funciona mal desde a raiz, uma pessoa desconfia até ao fim.
    Obrigada

  21. Caro Ricardo

    Como é que contornou o problema do Java, uma vez que o Portal Viva redirecciona sempre para a página de transferência da aplicação?

    Eu já me dirigi àqueles que presumo serem os desenvolvedores do portal, queixando-me da falta de diversidade por optimização para outros sistemas operativos e navegadores, e a resposta deles limitou-se a sugerir a limpeza da cache do Java!?

    Cumprimentos

  22. Tentei tudo e não consegui fazer online. Lamentável a qualidade e usabilidade do site. A alternativa de pedir in loco também é miserável: impressos, longas filas para entregar e para levantar cartão, mais a foto tipo passe.. enfim muita modernização na administração pública mas apenas para as parangonas das notícias. Na realidade estamos ao nivel do Burkina Fasso.

  23. Olá a todos,

    Após vários meses de presistência e de ter de pedir um computador windows antigo emprestado. Fu mais um dos felizardos a conseguir pedir um cartão viva lisboa online. Sinto quase como se tivesse ganhado o euromilhões!

    Obrigado pelo artigo, já tinha “vencido” a guerra do IE com Java applet, mas ajudou-me a ultrapassar o problema do número de telefone.

  24. Obrigado o artigo ajudou muito. Como já tenho o Windows 11 optei por instalar uma virtual box da oracle com uma imagem de Windows 8, https://developer.microsoft.com/en-us/microsoft-edge/tools/vms/ . Esta opção requer alguns conhecimentos técnicos. O artigo foi mesmo assim indispensável para ultrapassar os erros técnicos apresentados pelo site, não basta ter uma máquina com as configurações correctas. No fim o login para entrar na conta pura e simplesmente não funcionava na maquina virtual, tive que ir pela opção da esquerda na seguinte página https://www.portalviva.pt/lx/pt/public/client-register-modes.aspx e criar logo à partida uma conta VIVA+ e fazer logo o pedido de cartão, em fim! Erros atrás de erros e o contribuinte a pagar!

    • Obrigado, segui a sua sugestão e funcionou.
      1 – Download do Windows 8 Eval em VM. Fiz com o VMware mas é possivel fazer com o virtual box.
      2 – instalar o java.
      3 – adicionar “USB controller” a VM e “passar” o leitor de cartões para a VM.
      4 – Registo conta “Com cartão de cidadão | Conta VIVA +”
      4.1 – Validar no email.

      5 – Fora VM, já no meu PC, login norma e pedir o cartão.

      Nota: No login “normal” na primeira vez não consegui, tive de fazer um “Esqueceu-se da palavra-passe”, depois de redefinir a password conseguir entrar.

      Cumprimentos

  25. Desde já obrigado pela sua ajuda.

    Bom… para quem é de fora de Lisboa e estou a falar de fora mesmo, de outra região do País e queira levar os miudos à capital ainda é pior… Ò País centralizado…
    Conseguir que as crianças tenham direito ao transporte grátis não é fácil, tive que seguir as indicações e no meu caso.
    Instalei o internet explorer (com ele sempre a pedir para atualizar para o edge, mas não aceitem, tive de recorrer ao site brasileiro baixaki)
    Adicionar o site portalviva como seguro no internet explorer (tem outras respostas a explicar como fazer)
    Abrir o site portalviva mesmo no internet explorer (qualquer outro navegador não consegui e tentei quase todos)
    Fazer o download do java como pede.
    Depois fiz o registo com o CC (seguir as indicações do site portalviva) e correu tudo bem até o pagamento.
    Falta saber se vai mesmo chegar a casa 🙂

    Obrigado

  26. Obrigado pela informação. Entretanto estamos em 2022 e continuam a existir problemas no sistema. Como mencionaste corretamente no artigo, o problema tem solução para quem funciona em Windows, mas utilizadores de MacOS e Linux continuam sem poder de todo pedir o cartão. Não obstante convém recordar que uma opção útil para resolver o problema passaria pelo uso da chave móvel digital para confirmar a identidade, mas não me parece que estejam a pensar ainda no assunto. É triste, visto que os vários operadores físicos costumam estar fora de serviço e são raros de se encontrar, para não falar das filas de horas que coagulam absolutamente no início e fim do mês.

  27. A minha área é precisamente a informática. O site é completamente obsoleto e mesmo lidando várias vezes com problemas associados a Java não consegui resolver. Com o windows 11 o IE deixa de existir e dúvido que o modo de compatibilidade com o Edge funcione. Já nem existe suporte para a versão Java o que coloca em causa a conidencialidade dos dados.Desconhecia que um serviço tão importante para milhares de pessoas pudesse não existir online mas a culpa é única e exclusivamente de quem tem gerido a empresa nos últimos anos.

  28. Tentei hoje obter o meu. Na verdade tentei há uns dias, desisti, e hoje voltei a tentar. Que difícil, e considero-me minimamente literada. Só lá cheguei com este blog que me lembrou de ir utilizar o internet explorer.