Com a criação do passe Único da Área Metropolita de Lisboa, resolvi pedir o cartão Lisboa VIVA, via Internet no Portal VIVA, para testar o processo. Este cartão é o suporte essencial para carregar os novos passes (de até 40€).
Em síntese: é algo possível, mas é tão complexo que na prática, se torna uma tarefa impossível.
Problema 1 – Utilização applet de Java
A primeira dificuldade que encontrei foi o facto do portal VIVA apenas aceitar o uso de applet Java para ler os dados do Cartão do Cidadão. Esta forma de aceder ao cartão de cidadão está completamente ultrapassada, uma vez que não existe atualmente nenhum browser moderno que suporte Java. Daí que a única solução possível passsa por recorrer ao velhinho Internet Explorer (em Windows, naturalmente).
Pior de tudo: essa indicação não é dada de forma explícita. Foi algo que descobrir por mim, após o portal ter ficado “bloqueado” no ecrã seguinte durante algum tempo e ter reparado numa pequena mensagem de erro em baixo que indicada que o browser que estava a usar (o Chrome) não era compátível.

Quando não se usa Internet Explorer, o sistema fica bloqueado neste ecrã
Problema 2 – Erro “INVALID_PHONE_NUMBER”
Depois de usar o Internet Explorer e de conseguir “contornar” algumas dificuldades com o uso do Java, avancei até obter o erro “C#10 : Invalid_Phone_Number”. Tive que pedir ajuda ao suporte do Portal. Responderam-me que não podia preencher o mesmo número no campos “Telefone” e “Telemóvel na área de dados pessoais (?!).

Erro com número de telefone. Aparentemente não é possível colocar o mesmo número nos campos “telefone” e telemóvel.
Problema 3 – “Nome do Cartão é demasiado curto”
Seguidamente apareceu-me uma nova mensagem de erro a indicar que o nome que eu tinha escolhido para o cartão era demasiado curto. Foi algo que me deixou confuso porque tinha até 3 nomes. Experimentei reduzir e funcionou. Ou seja, a mensagem de erro está ao contrário: o nome escolhido era demasiado longo, exatamente ao contrário!

Nova mensagem de erro a indicar que o nome escolhido para colocar no cartão era demasiado curto, quando na realidade era demasiado longo.
Moral da História
Embora tenha conseguido efetuar o pedido do cartão LisboaVIVA, fiquei muito mal impressionado com a qualidade do Portal Viva. O Portal não só usa tecnologia obsoleta (Java), como as mensagens de erro indiciam fraca qualidade na programação e validação do software.
Por outro lado, o processo não está pensado na ótica do cidadão, não é simples nem fácil de usar. Por outras palavras, um cidadão sem conhecimentos informáticos avançados dificilmente conseguirá pedir o Cartão.
Numa altura em que foi anunciado uma transformação profunda na forma de funcionamento e quantidade de passes de transportes (dos cerca de 770 passes em funcionamento hoje em dia passarão a existir cerca de 70), temo que a transição seja, no mínimo, caótica.
Pois, eu também acho que isto não vai correr muito bem…
Parece que o prazo foi imposto sem se ter bem a noção da implementação do novo sistema. E a modalidade do passe-família já foi adiada para o Verão! Enfim, a ver vamos…
Outra coisa que acho que não vai correr bem é a procura de transportes públicos aumentar consideravelmente e a oferta manter-se. Vai haver muito mais gente a andar de transportes públicos e o número de autocarros, metros e comboios vai manter-se, com os mesmos horários. Neste momento já não é suficiente (como por exemplo o metro e o comboio que estão a abarrotar). Quando começar a vir mais gente, nem sei! Mas esse é outro problema. Uma coisa de cada vez.
Eu já tenho o meu cartão há alguns anos e o último que pedi também foi online. À parte a barbaridade do IE com Java, não me lembro de outras dificuldades. Alíás, é uma coisa com que me deparo quase todos os meses, quando carrego o passe em casa com leitor de cartões. Mas concordo que o portal não é para leigos em informática!
Olá Edu,
Obrigado pelo comentário 🙂
Sim, este artigo foi focado apenas na falta de qualidade do portal VIVA.
Outro tema é a opção política da redução do preço. Embora não descorde com a medida, julgo que o investimento deveria ser no reforço da oferta, na melhoria das infrastruturas e eventualmente na simplificação do sistema de bilhética (os suportes Lisboa Viva e Viva Viagem são pouco práticos.). Mas isso levaria vários anos e não teria um efeito imediato na opinião pública…
Lembro-me de uma coisa que aconteceu e que foi, no mínimo, “estranha”… Como referi, pedi o cartão online e imprimi o talão para depois ir levantar o cartão (no meu caso, Transtejo no Cais do Sodré). Quando chegou a data de levantamento, dirigi-me ao Apoio ao Cliente da Transtejo e o senhor que estava a atender ficou admirado com aquele talão porque desconhecia que era possível fazer online!
Depois algum (muito) tempo a olhar para o talão e depois procurar no sistema o tal pedido, lá encontrou o registo, imprimiu e activou o meu cartão ali, na hora!
Obrigado Ricardo,
Estava há um mês a tentar pedir o cartão Viva e não o teria conseguido fazer sem a ajuda que aqui colocaste.
Agora já consegui fazer o pedido, vamos ver se até ao cartão chegar Às minhas mãos não tenho mais nenhuma surpresa.
Obrigado pela ajuda. Estava preso no erro do número de telefone invalid.
Obrigada!!! Depois de um dia inteiro com o servidor a dizer “erro na ligação ao SIIT” (e eu a achar que eles estavam com problemas no servidor), experimentei reduzir o tamanho do nome e funcionou!
É o Estado. Por definição, as pessoas que estão à frente deste tipo de serviços não fazem a mínima ideia do que estão a fazer, e sub-contratam a outros baseados em preço (ou outros factores não muito transparentes ou justos). E como se costuma dizer: you pay peanuts, you get monkeys.
Infelizmente esta não é a única plataforma em que isto acontece, em que se vê claramente que quem desenvolveu e implementou tem praí o 9º ano (na melhor das hipóteses), e não tem conhecimentos técnicos ou ao nível de usabilidade. Sem falar sequer em saber o que são testes! É pessoal que diz “ah e tal eu sei algum HTML”, e para quem um browser é Internet Explorer, e o resto é tudo igual…
Depois do erro INVALID_PHONE_NUMBER, agora tenho “Erro na criação da fatura”. Depois de tanto trabalho, para mim continua impossível.
Por EUR 12 e emissão imediata em vez de EUR 9 e até 10 dias úteis para entrega em casa, vou tentar o Kiosk Viva. Problema: não se encontra uma lista das localizações
“Erro na criação da factura” era dos caracteres portugueses na morada ou da localidade estar incluída no campo do código postal (nada introduzido por mim no site, os dados foram importados do cartão de cidadão).
Isto é mesmo programação feita por macacos.
Inacreditável, não é?
Já tive esse erro também. Era de estar a colocar outro NIF que não o NIF do Passe. Por exemplo, eu posso querer uma fatura com outro NIF que não do passageiro…
Salvou me o dia! ando À imenso tempo para conseguir tirar o cartão, com a porcaria do problema do numero de telefone…. enfim….
Basicamente os passos sem erro:
Adicionar o url (https://portalviva.pt) ao security do Java (control painel > java);
Internet Explorer – adicionar o url do site ao sites seguros
Alterar o TLF caso seja idéntico ao TLM (no perfil de conta)
Colocar NIF + Nome (no acto de compra)
Dessa forma não houve problemas (pelo menos no meu caso)
Boa tarde
é incrível, mas ao fim de uma semana ainda não consegui obter o Cartão Viva, apesar de seguir as sugestões dadas, mesmo com o Java instalado, quando faço Upgrade para Viva, para pedir o cartão, vai sempre para a página do JAVA. algum erro que possa estar a fazer? Obrigada
Muito obrigada, é sempre uma luta quando quero usar algum site com cartão de cidadão, esta informação foi memo útil. Tive no entanto uma dificuldade adicional com o java, que depois de instalado nunca corria e o site continuava a pedir a instalação (quando já estava instalado !), deixo aqui link para a página que me ajudou a ultrapassar isto (as dicas do site da Oracle nenhuma funcionou): https://answers.microsoft.com/pt-br/ie/forum/ie11-iewindows_10/falha-no-internet-explorer-11-com-plugin-java-no/50f6a96d-b495-4668-836a-fab3c2538451
Tive exactamente este problema de voltar a pedir instalação do JAVA e resolveu-se seguindo os passos indicados aqui: https://support.microsoft.com/pt-pt/help/3135465/how-to-enable-javascript-in-windows
Sim é impossível no meu caso renovar o cartão Lisboa Viva on-line!!!!!
Só agora tentei pela primeira vez, e ao ler tudo isto fico estupefacto por constatar que passado mais de um ano desde a publicação deste artigo e dos primeiros comentários, a situação aparenta ser exactamente na mesma.
Será que não há mesmo interesse em que o sistema online funcione?
É mau de mais para ser verdade, mas efectivamente é a realidade.
Ainda hoje pedi um cartão e se não fosse o seu artigo, não o teria conseguido fazer online. Obrigada pelo alerta!
E sim, a experiência para pedir um cartão novo online continua péssima e pouco intuitiva.
Como conseguiu pagar? Eu tenho sempre direito a erro no pagamento e nunca consigo pedir
O seu artigo me salvou a vida! Estava há imenso tempo para fazer o cartão e esbarrava nos mesmos problemas. Obrigada por partilhar a informação, em tempos de Covid não queria sair de casa para tratar de uma renovação simples que poderia ser feita de casa
Obrigada pelo seu artigo, foi graças a ele que consegui fazer o pedido do passe pois estava presa no erro do java. Tentei registar-me com CC no firefox, google chrome, microsoft edge até que pesquisei no google por ‘Lisboa Viva erro’ e encontrei o seu artigo. Tentei novamente com o internet explorer, como recomenda e só assim ultrapassei esse erro. Felizmente não tive mais problemas e rapidamente fiz o pedido. Agora resta aguardar pelo passe chegar. Muito obrigada novamente!
Olá, como conseguiu fazer pagamento? Usou mbnet? Eu continuo sem conseguir pagar, fico com erro no pagamento
Olá Sara, o montante foi-me retirado da conta bancaria automaticamente.
Olá Sara, Ligue para linha de apoio, talvez eles possam ajudar.
Sim. Impossível online. Lamentável, principalmente em tempos de pandemia.
Actualmente parece ser mesmo impossivel solicitar o cartão online.
A fraca/péssima qualidade do portal https://www.portalviva.pt é assustadora.
Confuso, tecnologia obsoleta, broken links, lista interminável de FAQs, parece desenhado por funcionários públicos dos anos 90.