Eu não sou a Manuela Ferreira Leite!

Há um ano e meio atrás, em plena campanha pela liderança do PSD, escrevi um artigo sobre o sítio web de Manuela Ferreira Leite. Na altura, realçava o facto de ser o único candidato com a terminação .pt, por exemplo. Com a sua eleição, o sítio foi retirado da web. Comportamento típico de quem não tem uma visão das potencialidades da web no que diz respeito ao contacto com os militantes ou base de apoio. Para a esmagadora maioria dos políticos portugues, a web é simplesmente mais um canal de propaganda com limite temporal da campanha.

O problema veio depois. Com o desaparecimento do sítio de Manuela Ferreira Leite, o meu artigo ficou. E desde então tenho recebido centenas de e-mails e dezenas de comentários sobre a actuação do PSD ou da sua direcção. Percebi que, ao realizar uma pesquisa sobre o “sítio de MFL” no Google, é o meu artigo que é mostrado em primeiro lugar.

Alguns utilizadores, para além não perceberem que a página em questão não passa de um simples artigo de blog, ficaram indignados ao não obter resposta por parte da líder do PSD. Outro fenómeno interessante foi observar a dicussão entre os vários comentadores do blog. Ao que percebi, o sítio oficial do PSD não dispõe de nenhum mecanismo que permita o debate entre os visitantes. Nem Fóruns, nem comentários, nem Twitter.. nada.

Na realidade, existe um sítio dedicado à “Política de Verdade” que usa algumas redes sociais (apesar de uma forma apenas “outgoing”, sem grande interactividade) e que se encontra centrado em Manuela Ferreira Leite. A minha única questão  prende-se com o facto do domínio de MFL não reecaminhar para este sítio.

Com esta situação, lembrei-me de um artigo escrito pelo Ivo Gomes sobre sítios de agências de viagens, onde lhe aconteceu algo semelhante: as pessoas confundiram o seu artigo com um sítio de uma agência!

Trackbacks/Pingbacks

  1. Sítio de Manuela Ferreira Leite -  Ricardo Moreira de Carvalho - 1 Março, 2013

    […] · Sociedade Aviso:Este não é o sítio Web de Manuela Ferreira leite. Como explico aqui, este é apenas um artigo que escrevi em 2008 sobre o sítio oficial da candidata do PSD que […]

Deixe uma resposta

Escreva apenas comentários relacionados com este artigo.
Isto ajudará a manter os artigos organizados. Obrigado!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.