Here we go again..
Segundo o Público, o Ministro Mariano Gago travou o processo de liberalização dos dominios .pt que era para arrancar já depois de amanhã. O Ministro entende que “a FCCN deveria aguardar pela efectiva entrada em operação do novo sistema de arbitragem criado para as marcas e patentes, que vai dirimir conflitos no âmbito do registo de dominios.”
No fundo, a FCCN terá que pedir pareceres a 6 associações empresariais sobre a famigerada liberalização.
É este o problema deste Pais. Estudos, estudos.. Parece que há pavor de tomar decisões! A minha última aventura para registar um .pt demorou nada mais, nada menos que 3 semanas (entre uma dúzia de e-mails e envio de documentação). Ora, toda a gente sabe da facilidade do registo com delegação .com (5 minutos), para já nem falar do preço (normalmente 60% mais barato).
Parece dificil compreender que a liberalização é urgente. Por um lado conduzirá (espero) à diminuição dos custos com registo, por outro, tornará mais fácil disponibilizar projectos em Português e dar visibilidade à marca “PORTUGAL”.
Eu sou daqueles que não defende a liberalização do dominio .pt .
Se queres dar visibilidade à marca Portugal, fazes como eu, e registas um .com.pt
Quanto a mim era preferivel ter um dominio .pt restrito aos detentores das marcas, do que agora as empresas de hosting registarem todos os bons dominios em .pt, e depois nào produzirem conteúdos. Simplesmente parkeiam esses dominios.
Quanto ao adiamento em si nào concordo, por dois motivos:
1- o Ministério já teve muito tempo para dar o parecer…
2- A FCCN só adia porque quer, visto que é uma organizaçào totalmente independente do governo.
Cumprimentos!
[…] Via rcdesigner […]