Lip dub @ ISCTE

O conceito University Lipdub chegou a Portugal. Nesta altura, possivelmente já muitos viram o vídeo Lip dub @ ISCTE. O vídeo foi gravado no passado sábado e colocado on-line na segunda-feira. Desde então, a chuva de comentários tem sido enorme e muita coisa se tem escrito. Li, no youtube, muitos comentários que saem completamente fora do contexto e denotam, na minha opinião, um dos principais problemas dos portugueses: falar do que não sabem e pior – não fazer sequer um esforço por procurar saber.

Muitos criticaram a falta de originalidade, sem saberem que a ideia surgiu na Alemanha pela mão de 6 estudantes e que, desde então, já se realizou em várias universidades (cerca de 30, creio eu), de vários países.

Não sou das pessoas que considera o que o filme está extraordinário. Mas considero que o esforço e o enorme trabalho de preparação valeu a pena. O objectivo deste género de filmes é promover as instituições, procurando demonstrar a capacidade de união e de trabalho de equipa. Se o filme tem falhas? Tem. Mas são normais. Afinal não se trata de uma produção com os meios de Hollywood.

Uma das subtilizas mais interessantes é a comparação de filmes entre si, sem procurar contextualizar as áreas de formação das universidades. Por exemplo, o filme mais popular de Lipdub feito até ao momento foi realizado no Canadá na Université du Québec à Montréal por 172 estudantes de comunicação e realizado por 2 estudantes de televisão. Apesar de muito bem pensado e produzido (demorou um mês a conceptualizar), há que considerar a facilidade que existe em envolver, no conceito, os alunos da área de comunicação. Recordo-me que, já em Novembro, tinha dado muito valor ao filme da faculdade de direito da Université de Montréal, precisamente pelo mesmo motivo.

Apesar da falta de coordenação dos lábios dos actores do Lip Dub (lip vem de lábios e dub vem de dubbing, dobragem), fica um voto muito positivo à caracterização dos cenários, à presença de várias personagens Portuguesas (Fernando Pessoa, Nelson Évora..), à tuna do ISCTE (penso que pela primeira vez uma tuna num Lipdub) e à presença de David Fonseca.

 

1 comentário em Lip dub @ ISCTE

  1. Edu 19 Março, 2010 at 11:54 #

    Muito giro! Gostei muito, apesar de achar que a qualidade de imagem não é boa. Mas acredito que deve ter dado uma trabalheira desgraçada (e engraçada!) a fazer.
    Parabéns a todos os intervenientes!

Deixe uma resposta

Escreva apenas comentários relacionados com este artigo.
Isto ajudará a manter os artigos organizados. Obrigado!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.