Em Fevereiro de 2011 nasceu a “Talent City“, um espaço virtual criado sobre o imaginário de uma cidade onde os visitantes podem encontrar informações sobre opções profissionais e propostas de valor de cada uma das empresas representadas.
O público-alvo são jovens recém licenciados, peso embora as empresas estejam a aproveitar a plataforma para divulgar outras ofertas de emprego.
O conceito
Idealizada pela Jason Associates (consultora especializada em recrutamento) em parceria com a Seegno (empresa bracarense ligada ao desenvolvimento de soluções web e mobile) esta cidade virtual mistura vários conceitos num só:
- Rede social para promover o networking dos “habitantes”;
- Repositório de CVs;
- Jogos e Desafios (Quizzes) que permitem capturar traços psicológicos/de personalidade para aprofundar o perfil de cada candidato e a suas competências;
- Apresentação das empresas (e das suas propostas de valor) e de Universidades;
- Promoção de workshops e experiências para além do espaço virtual.
A Cidade
Os visitantes da The Talent City começam por ser convidados a registar-se e a submeter o seu CV. Podem consultar as páginas das empresas, ouvir testemunhos de actuais colaboradores (dou o meu testemunho por lá), seguir oportunidades e participar em fórum de discussão.
Outro aspecto interessante é a possibilidade de aprender muito sobre vários temas relacionados com a contratação. Por exemplo, há artigos muito simples que são interessantes, como O Poder do Networking (e formas de o aproveitar), ou a gestão da marca pessoal.
Como já referi, é possível participar em desafios que, ao mesmo tempo que permitem um melhor conhecimento do perfil psicológico dos candidatos e enriquecem automaticamente o respectivo Curriculum Vitae.
Definir a proposta de valor
Durante a fase de arranque do projecto, 7 empresas aderiram à Talent City incluindo a Novabase, empresa para qual trabalho. Antes do lançamento do site, era necessário criar a página da empresa e fazer a sua apresentação.
Tive a oportunidade de participar numa sessão de Focus Group promovida pela Jason com objectivo de compreender qual era a proposta de valor da Novabase. Foi a primeira vez que ouvi falar do Employee value proposition (EVP) que corresponde fundamentalmente à relação entre o “get” e o “give”, isto é, ao conjunto de benefícios que a empresa oferece em troca do trabalho dos seus colaboradores. A abordagem da Jason foi muito interessante porque o resultado final foi fruto da discussão de colegas de vários níveis profissionais.
A festa da evolução
Sensivelmente 6 meses depois do lançamento do site, a Jason promoveu uma festa de promoção no belíssimo Terrazza Martini na Avenida da Liberdade, em Lisboa, para gerar buzz à volta do projecto e apresentar as últimas novidades.
The Talent City Party – Terrazza Martini from The Talent City on Vimeo.
Experiência de utilização
A nível de experiência de utilização, sinto que ainda há muito por evoluir. O sítio é relativamente complexo e tem algumas falhas que, a meu ver, podem impedir ou pelo menos dificultar o acesso a potenciais visitantes.
Por exemplo:
- Rapidez de carregamento das páginas. O sítio é visualmente muito rico, mas isso traz um desafio enorme a nível de tempo de carregamento das páginas.
- Acessibilidade. O síto é completamente dependente de Javascript e não suporta qualquer tipo de screen-readers. Poderia haver uma versão simplificada do sítio que permitisse um acesso alternativo).
- Mobile friend Em dispositivos móveis, o sítio torna-se de muito difícil acesso. Experimentei aceder no iPad e no iPhone e a experiência é relativamente complicada.
- Existem erros de validação em alguns formulários. Para submeter um determinado desafio, de cada vez que havia um erro de introdução de dados, perdia o texto todo e tinha que o escrever novamente.
- A definição Target poderá não estar devidamente clarificada. Se inicialmente o público-alvo da plataforma eram jovens recém licenciados, à data de hoje, a maioria das ofertas solicitam tempo de experiência profissional (em alguns casos, superiores a 5 anos!).