Transformação digital

A expressão “Transformação Digital” é bastante usada hoje em dia. É tão popular que acaba por se tornar num chavão sem grande significado. Se perguntarmos a 10 pessoas o que entende por transformação digital, é muito provável obtermos 10 respostas distintas.

O que é a Transformação Digital?

O meu entendimento de Transformação Digital é simples: Trata-se de um processo de mudança de uma organização para a tornar mais competitiva e adequada ao mercado. Um projecto de transformação digital procura modificar três elementos fundamentais: Tecnologia, Processos de Negócio e Pessoas.

Por tecnologia, entenda-se a incorporação de novas tecnologias para aumentar a eficiência da empresa, lançar novos produtos e serviços ou modificar novos modelos de negócio. Por exemplo, a Computação em Núvem (Cloud Computing) é um novo paradigma tecnológico que permite que as organizações possam tirar partido de novos serviços a custos reduzidos.

Os Processos espelham a forma como uma organização “trabalha” e “produz”. Eles podem ser formais (preferível) ou informais. Em função da evolução do mercado (concorrência) e do surgimento de novas tecnologias, é desejável modificar continuamente os processos para os tornar melhores. Por exemplo, com o surgimento de ferramentas automáticas de gestão de documentação é possível alterar processos para acabar com o uso de papel. Ou é possível automatizar processos que outrora seriam manuais.

Por Pessoas, referimo-nos à formação e acompanhamento dos colaboradores. É a componente mais importante de qualquer transformação e tipicamente a mais negligenciada. Um projeto de transformação traz implicitamente várias mudanças no dia-a-dia de trabalho. E nós, humanos, tipicamente não gostamos de muitas mudanças. Por isso é fundamental seguir princípios de Andragogia (ciência de orientar adultos a aprender). As pessoas têm que compreender as vantagens das mudanças. Têm que ser envolvidas na concepção das medidas para que possam compreender o porquê da necessidade de transformação.

Porque é que é a Transformação Digital é importante?

Muitas organizações procuram realizar projetos de transformação digital ou para reduzir custos ou para aumentar as margens ou para melhorar a experiência (e retenção) de clientes e colaboradores. Mas no limite, trata-se resume-se a uma questão de sobrevivência.

Por definição, todas as organizações são temporárias. Em 1920, o tempo médio de vida de uma empresa era de 67 anos. (ranking Standard &Poor’s 500, um índice composto por 500 empresas cotadas na bolsa de Nova York). Hoje em dia, esse valor reduziu para 15 anos (Fonte: Prof. Foster, Yale University).

Há vários fenómenos que contribuem para isto, a começar pela globalização dos mercados e pelas inovações tecnológicas que permitem criar negócios disruptivos de uma forma (muito) mais rápida. Desta forma, as organizações que não conseguirem incorporar mecanismos internos contínuos de adaptação e transformação, acabarão inevitavelmente por desaparecer.

,

Ainda não existem comentários.

Deixe uma resposta

Escreva apenas comentários relacionados com este artigo.
Isto ajudará a manter os artigos organizados. Obrigado!

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.