Defendo que as crianças devem ser introduzidas na tecnologia de uma forma orientada e direccionada, apesar de isso raramente acontecer uma vez que a maioria dos Pais e Professores têm um enorme déficit tecnológico e de pedagogia.
Curiosamente uma das TED talks que me saíram em rifa para rever a tradução (as legendas estão em fase de aprovação, brevemente estarão disponíveis em Português de Portugal) é justamente, sobre a arte de ensinar tecnologia de uma forma orientada às crianças.
O autor da talk, Mitch Resnick, é o criador do Scratch, um programa para ensinar as crianças a programar.
Ele faz uma analogia interessante: Tal como aprendemos a ler e depois lemos para aprender, o mesmo se pode passar com a programação. A arte de aprender a programar abre novos horizontes e pode potenciar a motivação por mais conhecimento.
Na sua opinião qual a linguagem deve ser usada para um jovem de 16 ano começar a programar ?
A POO deve ser logo ensinada de inicio ou deve começar com uma linguagem estruturada como Visual Basic ou C.
obg
cumps
Rui SIlva
Caro Rui,
Obrigado pelo seu comentário.
Estou convencido que o ensino da programação deverá ser incremental.
Eu aprendi a programar com Java e sei a dificuldade que tive para compreender todos os conceitos. A orientação a objectos não é trivial e estou convencido que há muitas pessoas que, apesar de trabalharem diariamente com Java continuam a não compreender, em profundidade, POO.
Assim, sugiro que comece pelo Scratch, já que pode ser usado para ensinar qualquer pessoa. Aliás, existem cursos de introdução à programação em Universidades que usam o Scratch como primeira abordagem.
De seguida, penso que o Visual Basic é muito interessante porque é simples e permite desenvolver competências dentro do Excel que são de extrema utilidade no dia a dia.
Cumprimentos,
Ricardo
[…] Há cerca de um ano atrás vi um TED cujo tema era o Scratch e a importância de ensinar as crianças a programar. […]