Mitch Resnick: Vamos ensinar as crianças a programar!

Defendo que as crianças devem ser introduzidas na tecnologia de uma forma orientada e direccionada, apesar de isso raramente acontecer uma vez que a maioria dos Pais e Professores têm um enorme déficit tecnológico e de pedagogia.

Curiosamente uma das TED talks que me saíram em rifa para rever a tradução (as legendas estão em fase de aprovação, brevemente estarão disponíveis em Português de Portugal) é justamente, sobre a arte de ensinar tecnologia de uma forma orientada às crianças.

O autor da talk, Mitch Resnick, é o criador do Scratch, um programa para ensinar as crianças a programar.

Ele faz uma analogia interessante: Tal como aprendemos a ler e depois lemos para aprender, o mesmo se pode passar com a programação. A arte de aprender a programar abre novos horizontes e pode potenciar a motivação por mais conhecimento.

Actualização: As legendas em Português de Portugal já se encontram disponíveis.

3 comentários

Responder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

  1. Na sua opinião qual a linguagem deve ser usada para um jovem de 16 ano começar a programar ?

    A POO deve ser logo ensinada de inicio ou deve começar com uma linguagem estruturada como Visual Basic ou C.

    obg

    cumps

    Rui SIlva

    • Caro Rui,

      Obrigado pelo seu comentário.

      Estou convencido que o ensino da programação deverá ser incremental.

      Eu aprendi a programar com Java e sei a dificuldade que tive para compreender todos os conceitos. A orientação a objectos não é trivial e estou convencido que há muitas pessoas que, apesar de trabalharem diariamente com Java continuam a não compreender, em profundidade, POO.

      Assim, sugiro que comece pelo Scratch, já que pode ser usado para ensinar qualquer pessoa. Aliás, existem cursos de introdução à programação em Universidades que usam o Scratch como primeira abordagem.

      De seguida, penso que o Visual Basic é muito interessante porque é simples e permite desenvolver competências dentro do Excel que são de extrema utilidade no dia a dia.

      Cumprimentos,
      Ricardo