Novo Mestrado em Software OpenSource

Actualização: O endereço oficial do mestrado é: http://moss.dcti.iscte.pt/

O Departamento de Ciências e Tecnologias de Informação (DCTI) do ISCTE pretende abrir um novo mestrado em OpenSource.

Do relatório a ser enviado ao Ministério (para autorização de funcionamento), consta que:

“O Mestrado em Open Source Software propõe-se oferecer um curso de estudos aprofundados e especializados dedicado ao Software Open Source em geral, e sistema operativos abertos como o Linux, em particular. Estes estudos serão desenvolvidos em regime “blend learning”, ou seja, num misto de formação à distância e sessões presenciais.

Os seus objectivos centram-se na preparação de investigadores e profissionais com competências na área do Software Open Source, modelo emergente no domínio das Tecnologias da Informação.

No seguimento de directrizes do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Mestrado propõe-se sob a forma de uma parceria estratégica com uma universidade estrangeira.

Nesse contexto, tem vindo a ser desenvolvido um estudo aprofundado com a Universidade Aberta da Catalunha (UOC) com vista a um título de mestre conjunto pelas duas universidades. Sendo a UOC uma Universidade pública sob a tutela do Governo Regional da Catalunha, tem vindo a desenvolver um trabalho reconhecido internacionalmente no ensino à distância, e do e-Learning em particular. A nível internacional a UOC é, a par, da Open University do UK, a entidade de referência no ensino à distância.”

Sinceramente, acho interessante esta abordagem, mas continuo a ser um pouco céptico sobre o ensino à distância. Veremos o que dá!

5 comentários

Responder

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.