Não é novidade para ninguém que o hardware Apple já não é o que era (o mercado assim o obrigou). Assim, quando o meu MacBookPro se começou a queixar, levei-o à loja onde o tinha comprado, a Fnac do Fórum Almada.
Deram-me 45 dias como “tecto” máximo para entrega, mas demorou 52. Ou seja, estive praticamente 2 MESES sem poder trabalhar decentemente. Aqui a culpa até nem foi toda da Interlog, pois a própria Fnac, demorou mais de 20 dias a enviar a máquina para reparação.
É bom referir que o problema do computador circunscrevia-se à troca da bateria e do monitor (que apresentava uns quantos pixels queimados). Agora a parte mais interessante: Recebo uma SMS da Fnac que continha “Estimado Cliente, necessitamos da palavra-passe do seu computador. Aguardamos contacto.” Liguei para eles, dei o meu número da ordem de reparação e o funcionario volta a perguntar-me “Então, qual é a sua password?”.
Eu nem queria acreditar. Tentei explicar-lhe, educadamente, que não lhe podia fornecer a password e que não percebia porque tinham de aceder ao SO (já que os problemas de que me queixava eram, a meu ver, simples de resolver: trocar uma bateria e um monitor). Explicou-me que era prática comum e que era a própria Interlog que pedia a password…
Depende da definiçào de normal. Penso que peçam a pass para aceder a uma conta com privilégios para correr algum software de diagnostico. No meu caso criei um user para eles antes de entregar a maquina e encriptei as minhas homedirs.
Agora, se a pergunta é: há necessidade de tal acontecer, hummm… Nào.
No caso de outros fabricantes eles não pedem pass nenhuma. Fazem um format ao disco e toca a andar. Até foram conscientes esses 🙂
Nem devias ter enviado o portátil com o disco lá dentro.
Sempre que entreguei um portátil para reparação nunca deixei disco, na Toshiba (Quinta-Grande), ou na HP (Digibéria), e agora que estou com um Dell (CIL talvez…) espero que não tenham a distinta lata de exigir o disco lá dentro se me surgir algum problema.
Espero que o disco esteja cifrado ou que não tenhas dados privados importantes.
Rui