O Marketing da Apple (OS9)

Todos nós (pelo menos, no mundo Apple) já nos habituámos a ver a campanha Get a Mac, onde os PCs são ridicularizados, à boa maneira americana. Contudo, o que mais me chama a atenção é o Marketing interno, isto é, o que é feito nas conferências e workshops da Apple. Não há nenhuma keynote de Steve Jobs que não tenha uma dose de humor inteligente e mordaz. E isso vende.. Mas sobretudo torna os “fanáticos” Apple cada vez mais fans e dão-lhes (nos) histórias e piadas para ir fazendo a melhor publicidade possivel: a da boca a boca.

E pelos vistos, não é só o Sr. Jobs que o faz.

Na recente Leopard Tech Talk em Lisboa (na qual só participei até metade), os próprios oradores falavam com mesmo estilo de Jobs (incluindo os famosos “BOOMM”!). O ambiente descontraido que se gerou (muito à custa de piadas ou de histórias reais bizarras) ajudaram a tornar o evento um sucesso. E ajudaram-me a ter mais histórias para contar aos amigos…

Deixo aqui o meu video favorito de uma keynote, que relata a descontinuação do Mac OS 9.

Responder

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.