Simulador do IRS 2017 (a entregar em 2018)

Atualizado a 10 de abril de 2018.

Para os rendimentos de 2017 (declaração a entregar em 2018) aqui fica o simulador criado pelo Francisco Mesquita. O Francisco Mesquita, dedica-se há vários anos a este projecto e disponibilizou a última versão recentemente que poderá ser descarregada na ligação em baixo.

Este simulador é válido para residentes não residentes.

Deverá usar o Microsoft Excel de 2007 ou mais recente com as Macros ativas.

[button link=”http://ricardomcarvalho.pt/documentos/blog/financas/Simulador_IRS_2017_v03.xlsb” size=”large”]Excel – Simulador IRS 2017 – (versão 3) [/button]

[button link=”http://ricardomcarvalho.pt/documentos/blog/financas/Instrucoes_como_colocar_despesas_simulador_2017v2.pdf” size=”medium”] PDF – Instruções de como colocar despesas no Simulador[/button]

 

25 comentários

Responder

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

  1. Boa noite.
    No presente ano civil (2017) adquiri um imóvel no território nacional, o qual não é a minha habitação própria permanente. Sou portuguesa mas actualmente não sou residente fiscal. Actualmente encontro-me a trabalhar e com a minha residência fiscal num país dentro da EU (Holanda).
    Durante ainda este ano vendi o imóvel e obtive mais-valias sobre o mesmo.
    Sei que terei de entregar a Declaração Mod.3 de IRS por forma declarar as mais-valias.
    No entanto, suscitou-me a dúvida se a taxa (28%) será tributada sobre os 100% das mais-valias ou sobre 50%?
    No Código do Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares apenas se referem que a taxação é feita sobre 50% do valor mas para residentes. No entanto, o Acórdão do Supremo Tribunal Administrativo, proferido no processo n.º 01172/14, de 3 de fevereiro de 2016, veio esclarecer que também os cidadãos não residentes podem beneficiar dessa limitação de tributação a 50% das mais valias realizadas prevista para os residentes no território nacional.
    Gostaria de saber antecipadamente sobre que valor sarão taxadas as mais-valias, sendo que tenho conhecimento que poderei deduzir ainda custos com a escritura e intermediação imobiliária, assim como melhorias que tenha realizado sobre o imóvel, devidamente comprovadas.
    Grata.

  2. Exmos. Srs:
    Muito obrigada por disponibilizarem a informação correcta sobre estas questões do IRS e outras que muito me têm ajudado.
    Por favor poderiam informar-me do seguinte: sou funcionária pública. Recebo por 42 horas semanais ordenado bruto sem descontos IRS e ADSE 3398 euros, contudo, por questões de saúde penso que terei que reduzir horas de trabalho para 30 horas semanais.
    Tenho dificuldade em recalcular quanto irei receber. Será que me podem ajudar por favor no sentido de calcular quanto receberia depois de descontar tudo ou seja quanto me viria de facto parar mensalmente ao banco se apenas trabalhar 30 horas.
    Muito obrigada.
    Maria Pereira.

  3. Boa noite.
    Sou aposentado pela segurança social e ainda não consegui ver as tabelas referentes ao IRS para o ano 2018.

    Alguém me passa por favor essa informação. ?

    Muito obrigado

  4. Muito bom este simulador de IRS, já o uso há 3 anos e está sempre certo, nunca submeto o meu IRS sem ter feito a simulação aqui..
    Já me ajudou a corrigir o meu IRS pois neste simulador dava-me um valor e no das finanças dava outro. O erro estava no das finanças.
    Muito obrigada

  5. Gostaria de saber quando estará disponivel um simulador de IRS para os rendimentos de 2018! É que eu uso sempre o vosso prestimoso simulador e confio plenamente no mesmo. Muito obrigado!

  6. Apesar de toda a boa vontade do Fernando Mesquita as minhas experiências anteriores de smulação sairam bastante ‘furadas’.
    O melhor sem dúvida é o IRX disponibilizado pelos editores do Informador Fiscal.

  7. Excelente ferramenta! Parabéns!
    Já usei no ano passado e este ano também estou a usar!
    A diferença em relação ao valor calculado aqui e ao que foi simulado nas finanças foi residual.

  8. Ola Boa tarde
    Obg pelo simulador para o ano 2017. Penso haver um erro na demonstração do cálculo no que diz respeito ao apuramento do imposto de anos anteriores.

  9. Desde já grato pelo excelente trabalho e partilha. Parece-me, salvo erro, que existe um erro de cálculo no campo 405 Pensão de alimentos se testarmos sem/com opção de englobamento.

  10. Boa noite,

    A Taxa de Municipio deixou de ser considerada? Em anos anteriores conseguia inserir o municipio no qual resido, no entanto, este ano não encontro nenhum informação nesse sentido.

    Pode, por favor, esclarecer-me?

    Muito obrigada.

  11. Muito obrigada pela disponibilização do simulador. É uma ferramenta que utilizo há já 3 anos e na qual confio. Um bem haja ao Francisco pelo trabalho realizado!

  12. Posso dizer que o resultado da minha simulação bateu ao cêntimo! Muito obrigado por esta ferramenta. Há previsões para a saída do Simulador com as alterações de escalões previstas para este ano? Um grande abraço e continuação de um excelente trabalho!

  13. Olá, o simulador das finanças não coloca a venda de ações com mais valias no rendimento global, o que acaba por dar uma diferença considerável no vosso simulador do Francisco Mesquita vs o simulador oficial das Finanças. Em ambos os simuladores coloquei os mesmos valores em termos de rendimentos. Alguém consegue esclarecer?

    • Para aparecer as mais valias no rendimento global terá de acumular esse valor a todos os outros rendimentos. Caso não mencione que quer fazer o englobamento o fisco calcula o imposto das mais valias à parte a 28% de taxa. Se englobar todos os rendimentos a taxa pode ser superior ou inferior aos 28%.

  14. Hola yo soy autónoma en portugal desde marzo del año pasado y he presentado mi declaración del irs, pero me contestan que no ha lugar a devolución por no llegar a los mínimos exigibles, yo quería presentarla a pesar de estar exenta, para que me devolvieran las retenciones personales en mis gastos ya que soy familia monoparental y sería un 45% de lo gastado.
    No se como hacer Esto?
    Gracias

  15. Esta é uma ferramenta que se tem revelado preciosa para a gestão do meu IRS. Vão disponibilizar o Simulador do IRS 2018 (a entregar em 2019)?

  16. Olá, pode gentilmente me ajudar…?

    No exercício 2017 o contabilista fez a minha declaração como “não residente”, só que sou residente. Ou seja, há alguma diferença na maneira de calcular? Pois estou a pagar 1690 e poucos euros de imposto. Isso devido ter sido realizado o cálculo para “não residente”, onde foi multiplicado 25% ao valor total informado na minha declaração.

    Obrigado!!!