Há algumas semanas atrás, fiz uma pesquisa sobre os correctores financeiros on-line mais baratos. Foi assim que cheguei até à Netinvest, a correctora do Crédito Agricola.
Ao abrir o site pela primeira vez, deparei-me com imensos problemas de Usabilidade que me impediram de efectuar as operações mais básicas, como uma simples consulta do preçário. Ainda assim, com bastante paciência, tentei contorná-los para analisar a extensão dos problemas.
Browsers, para começar
Só é possível aceder ao site com o Internet Explorer. Pior do que isso, o site está montado num Applet Java que, para além de o tornar incompreensivelmente lento, faz passar a imagem de que tudo está a funcionar, quando na realidade, não está. Como não uso o IE, fiquei durante algum tempo sem perceber a razão para as páginas não carregarem devidamente.
Demos com Carteiras Reais
Passando a fase dos browsers, o pior estava ainda para vir. Para além do desenho não estar famoso, os responsáveis pelo site não tiveram a mínima preocupação com os utilizadores. Um exemplo concreto: ao entrar na página inicial, é exibido um bloco que permite aceder a uma pseudo-demonstração que mistura o conceito de “Demo” com “Carteira REAL”, o que me confundiu de imediato. Para ver se o problema seria apenas meu, realizei um pequeno teste com amigos e os resultados ainda foram piores
Para além dos problemas de sintaxe e lentidão (que seriam facilmente detectados se os senhores do CA soubessem o significado de testes com utilizadores) , o site apresentou-me algumas páginas de erro, fruto (penso eu) de alguns timeouts mal dimensionados
SPAM?
Assim que me registei (tive que recorrer ao Internet Explorer para o fazer), enviaram-me um e-mail de boas-vindas que, por trazer o campo de Assunto vazio, foi classificado de SPAM.
Mas ao que parece, a política de enviar e-mails sem Assunto é regra: três dias depois, recebo um novo e-mail com praticamente o mesmo conteúdo, sem assunto, mas desta vez enviado por um colaborador, cujo nome do remetente nada me fazia prever a proveniência do e-mail. E mais uma vez foi parar ao Junk Mail.
A (falta de) comunicação
No último e-mail que enviaram, diziam:
O seu pedido de abertura está a ser processado, dentro de 24 horas receberá, em sua
casa o contrato NetInvest, ficha de abertura de conta e ficha cliente que deverá
completar, assinar e devolver-nos. Assim que recebermos toda a documentação, e o
comprovativo da transferência para a sua conta de 2500 Euro ser-lhe-á enviado um novo email.
Para activar o seu acesso de cliente deverá entrar no email e seleccionar o link.
Escusado será dizer que demorou um pouco mais que 24 horas… Aliás, nunca chegou.
Conclusão
Embora a Netinvest seja a mais barata das correctoras (por exemplo, não cobra nenhuma taxa de guarda de titulos – o que permite poupar cerca de 30 a 40€ por ano), a dificuldade de interacção com o sistema afastou-me desde cedo como cliente.
Assim, provei uma das conclusões a que cheguei num trabalho que fiz sobre Retorno de Investimento de Usabilidade: Normalmente, as pessoas estão dispostas a pagar mais para usufruírem de um site usável.
Excelente artigo! Infelizmente ainda são poucas as empresas que disponibilizam um bom serviço online aos seus clientes.
Eu como profissional de usabilidade tenho a noção de que as mentalidades estão finalmente a mudar, mas mais por causa das queixas dos clientes (que cada vez são mais exigentes, e ainda bem) do que por iniciativa própria das empresas.
Olá Ivo,
Obrigado.
Ainda bem que tem essa noção. É sinal que estamos a entrar (?) finalmente num bom caminho!
Abraços.
Nao se entende que a netinvest tenha um péssimo serviço e que a ca dealer continue a alimentar esta incompetencia e mau trato aos clientes. Nos ultimos dois meses TENHO TIDO sempre a mesma mensagem: nao é possivel apresnetar a pagina. OK. entao a minha massa transita para os bancos que me a deixam uisar. Sr,s tenham vergonha
Caro José,
Concordo plenamente consigo. Eu nem sequer cheguei a depositar lá nada..
Cumprimentos.
Muito Obrigado Ricardo
por partilhares esta experiência do CA / Netinveste, senão ia cair no logro.
Mais, o simulador de custos da BOLSA da Poupanaca Proteste me conduziu para lá.
O barato sai caro…
Já agora e LJ Carregosa ? sabes algo?
Muito Obrigado e um BEM haja para TI.
os meus respeitosos cumprimentos