Como alterar a morada com o Cartão do Cidadão (e poupar 3 euros)

No Portal do Cidadão e com o Cartão do Cidadão é possível alterar a morada fiscal gratuitamente.

No Portal do Cidadão e com o Cartão do Cidadão é possível alterar a morada de vários serviços gratuitamente.

Nos últimos anos foram criados em Portugal vários serviços electrónicos que facilitam a vida das pessoas porque permitem evitar a deslocação aos serviços e realizar pedidos através da Internet.

Portugal é uma referência mundial na quantidade de serviços on-line. Contudo, nem sempre existe informação acessível, concentrada e simples de compreender sobre o funcionamento destes serviços.

Um exemplo é o serviço de alteração de morada que está disponível no Portal do Cidadão.

Este serviço possibilita a mudança automática da morada em várias entidades (Cartão do Cidadão, Finanças, Centro de Emprego, ViaVerde, EDP, Inatel, ACP, etc) . O serviço é gratuito se for realizado através da Internet e tem um custo de 3€ se for pedido numa Loja do Cidadão.

É possível realizar o pedido tanto para o “próprio” como para um “terceiro” (um filho menor, por exemplo).

Este artigo tem como objectivo mostrar como realizar o pedido de alteração de morada através da Internet.

O serviço de alteração de morada é disponibilizado a partir do Portal do Cidadão e permite que qualquer pessoa possa actualizar a sua morada.

Requisitos (o que é necessário para alterar a morada)

  • Ter um Cartão do Cidadão
  • Ter o PIN de Autenticação do Cartão do Cidadão (vem com o cartão do Cidadão)
  • Ter um Leitor de Cartões Smart Cards (custa entre 12-20€ e pode se comprado em vários locais, como na Fnac ou Worten, por exemplo)
  • Ter instalado o Software do Cartão do Cidadão (pode ser obtido no sítio Web do Portal do Cidadão)

Por questões de segurança, é necessário ainda:

  • Criar uma conta de utilizador no Portal do Cidadão e depois
  • Associar o Cartão à sua conta criada no Portal do Cidadão

Veremos como fazer estes dois passos.

Criar uma conta de utilizador no Portal do Cidadão

Poderá criar uma nova conta de utilizador no Portal do Cidadão, disponível na opção “Novo Registo” em http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/pt.

Criar novo registo no Portal do Cidadão

Criar novo registo no Portal do Cidadão

É necessário escolher um nome de utilizador e uma senha (palavra-chave) para aceder depois ao Portal. Também tem que indicar o seu nome completo e morada (deverá colocar a nova morada).

Escolha Seguinte.

De seguida, receberá um e-mail para confirmar e terminar o seu registo.

É necessário preencher os vários dados para criar uma nova conta no Portal do Cidadão.

É necessário preencher este formulário para criar uma nova conta no Portal do Cidadão.

Este registo simples no Portal do Cidadão permite-lhe receber boletins de informação e pouco mais.

Para obter acesso a mais serviços (como o serviço de alteração de morada) é necessário associar o seu Cartão do Cidadão à conta criada no respectivo Portal do Cidadão.

Associar o Cartão do Cidadão à conta do Portal do Cidadão

Para associar o Cartão do Cidadão à Conta do Portal do Cidadão, é necessário ligar um leitor de cartões  ao seu computador e inserir o seu Cartão do Cidadão no leitor.

Inicie a sessão no Portal do Cidadão, usado o nome de utilizador e senha que escolheu anteriormente.

De seguida, escolha a opção “A Minha Área” e depois “Dados Pessoais”.

Para alterar a morada, é necessário em primeiro lugar, associar o Cartão do Cidadão à conta do Portal do Cidadão.

Para alterar a morada, é necessário em primeiro lugar, associar o Cartão do Cidadão à conta do Portal do Cidadão.

De seguida:

  • Seleccione o botão “Associar Cartão de Cidadão”;
  • Aparecerá uma janela pop-up para poder escolher o certificado digital de autenticação.
  • Seleccionado o certificado, ser-lhe-á solicitado que introduza o seu PIN de Autenticação (poderá encontrar este PIN na carta de códigos que recebeu quando fez o Cartão do Cidadão).
  • Correndo tudo conforme esperado, aparecerá uma mensagem no ecrã a avisar que o Cartão de Cidadão já se encontra associado ao utilizador.
Autorizar Cartão do Cidadão

Autorizar Cartão do Cidadão

 

Este passo pode demorar algum tempo, dependendo do navegador (browser) que é utilizado. Se não funcionar, experimente um outro navegador (Google Chrome, por exemplo).

Depois de efetuada a associação do cartão do cidadão, estamos em condições de fazer a alteração de morada.

Realizar Pedido de Alteração de Morada

Caso já tenha uma conta criada no Portal do Cidadão com a morada antiga, deverá corrigir a morada no Portal.

Depois de associar o cartão do cidadão, pode alterar a morada.

A sua conta de utilizador no Portal do Cidadão, deverá ter a morada correcta.

Escolha a opção “Alteração de Morada” que está localizada no menu superior da página.

A opção do serviço de alteração de morada está disponível no menu principal.

A opção do serviço de alteração de morada está disponível no menu principal.

Escolha a opção “Alteração de Morada (Cidadãos Nacionais) no menu do lado direito.

Escolha a opção de alteração de morada no menu do lado direito.

Escolha a opção de alteração de morada no menu do lado direito.

Leia cuidadosamente as instruções.

Importante: Caso se trate de alteração de morada de, por exemplo, um menor de idade, deverá ser o Cartão deste a estar inserido no leitor e serão necessários os respectivos códigos PIN, devendo seleccionar a opção “Terceiro” no passo “3. Preencher dados de identificação específicos”. Neste caso, deve inserir o número do CC do maior responsável (o “terceiro” que autoriza o pedido, por ex: pai ou mãe) no campo “N.º Documento Terceiro”.

 

Leia a instruções e faça seguinte.

Leia as instruções e faça seguinte.

 

1.   Primeiro Passo: Selecção das entidades para solicitar alteração de morada.

  • Selecção de Entidades: Escolha a opção “Cartão de Cidadão” e eventualmente as outras entidades em que deseja alterar a morada e e clique em “Seguinte” no fundo da página.
  • Nota: Deverá ter o seu cartão de cidadão inserido no leitor de cartões.
Escolha as entidades em que deseja alterar a morada e faça seguinte no fim da página.

Escolha as entidades em que deseja alterar a morada e faça seguinte no fim da página.

  • Autenticação: Clique em “Autorizar”, seleccione o certificado e clique “OK”.
  • Digite o código PIN de autenticação e clique de novo “OK”.  Este passo pode demorar um pouco, dependendo do navegador (Browser) que é utilizado.
 Clique em “Autorizar”, seleccione o certificado e clique “OK”

Clique em “Autorizar”, seleccione o certificado e clique “OK”

2.   Segundo Passo: Preenchimento de informação adicional:

  • Dados de Identificação;
  • Dados Específicos;
  • Dados da Nova Morada;
  • Confirmar Dados;
  • Confirmar o Pedido.
Quando solicitado, introduzia o código PI|N de Autenticação do Cartão do Cidadão.

Quando solicitado, introduzia o código PI|N de Autenticação do Cartão do Cidadão.

 

Depois deste passo concluído, é gerado pelo sistema informático um número de processo de pedido de alteração de morada.

Ao mesmo tempo, será enviada pelas Finanças uma carta para a nova morada com o nº de Processo de Alteração de Morada e um Código de confirmação de Morada. Este passo tem como objectivo confirmar que a nova morada existe e está correcta.

Confirmar a nova morada através do código de confirmação de morada

Para confirmar a nova morada, terá que esperar pela carta enviada pelas Finanças com o código de confirmação de morada.

De seguida, terá que entrar na Aplicação do Cartão do Cidadão e escolher a opção “Confirmar Morada”.

Para confirmar a morada, é necessário esperar pelo código de confirmação da morada que é enviado por correio e depois abrir a Aplicação do Cartão do Cidadão.

Para confirmar a morada, é necessário esperar pelo código de confirmação da morada que é enviado por correio e depois abrir a Aplicação do Cartão do Cidadão.

Insira:

  • o Número de Processo de Alteração de Morada (que deverá ter guardado) e
  • o Código de Confirmação de Morada, que foi enviada pela carta das Finanças para a nova morada.

Só depois deste passo é que a morada está efetivamente alterada no Cartão do cidadão.

Bom trabalho (e 3 euros a mais na carteira!)

Comentário sobre a Usabilidade do Processo de alteração de morada

Este processo de alteração de morada é útil para os cidadãos, mas a forma como está implementado tecnicamente é complexa e difícil de realizar, sobretudo por utilizadores menos experientes.

Na minha opinião, o processo tem os seguintes problemas:

  • Demasiados passos: O processo obriga a realizar vários passos que poderiam ser reduzidos e simplificados sem afectar a segurança dos utilizadores.
  • Portal do Cidadão é confuso: A Arquitectura de Informação (AI) do Portal do Cidadão (onde é necessário realizar o pedido) é confusa, redundante e não mantém a coerência entre ecrãs. Não há a preocupação em harmonizar a forma como se pedem os vários serviços disponíveis, pelo que cada serviço pode ter uma forma diferente de ser realizada.
  • Falta de informação concentrada, acessível e simples: Existe texto em excesso e o tamanho da letra é muito reduzido. Os vários passos necessários estão explicados em vários ecrãs dispersos e o design do Portal do Cidadão não favorece a navegação entre os procedimentos.

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32 comentários no artigo Como alterar a morada com o Cartão do Cidadão (e poupar 3 euros)

  1. Carlos Guimaraes 22 de Maio de 2013 at 7:53 #

    Bom dia. Começo por agradecer a sua iniciativa de divulgaçao. Estou a residir no estrangeiro (França) ha um ano onde desempenho funçoes de desenhador de const. civil. Consegui trazer minha familia para ca ha um mês e por isso pretendo alterar a minha morada. Ja tenho o leitor do cartao (que foi comprado na Worten), ja instalei o software disponivel no portal do cidadao e ja fiz o registo nesse mesmo portal. Uso o sitema operativo Windows 7 – 64 bits, Internet Explorer. O leitor funciona muito bem e consigo aceder a toda a informaçao do cartao. No entanto, o problema surge quando tento associar o meu cartao ao registo no portal. Ja li, reli e puz em pratica todas as dicas que o mesmo fornece para ultrapassar esse problema, nomeadamente desligar firewall e incluir o site na lista de sites fidedignos mas nada disso surtiu efeito. A mensagem quando “clico” no botao “associar cartao” é sempre a mesma: O seu cartao nao foi associado. Verifique os dados introduzidos e se o problema continuar, contacte o administrador do site” (mais ou menos isso). Ja enviei um pedido de esclarecimento para um e-mail fornecido no proprio site para resoluçao desse tipo de problemas, no entanto, passada uma semana ainda nao obtive resposta. Durante uma pesquisa para encontrar soluçoes, vim parar a este blog e decidi pedir-lhe ajuda. Se for possivel da sua parte, fico-lhe muito grato.
    Atentamente,
    Carlos Guimaraes

    • Ricardo Moreira de Carvalho 23 de Maio de 2013 at 14:33 #

      Olá Carlos,

      Obrigado pelo seu comentário.

      Infelizmente, pelo que sei, é muito comum acontecer a situação que reporta.

      Não sei exactamente os motivos pelos quais isso acontece; na realidade, podem ser vários.

      Eu sugiro que actualize todo o software do seu computador (incluindo a Java VM) ou que experimente num outro computador.

      Cumprimentos,
      Ricardo

  2. Igor 9 de Junho de 2013 at 13:48 #

    Bom dia!
    Depois de ultimo passo:
    ««Insira:
    o Número de Processo de Alteração de Morada (que deverá ter guardado) e
    o Código de Confirmação de Morada, que foi enviada pela carta das Finanças para a nova morada.»»
    Depois de confirmar aparece erro: FALTA O CERTIFICADO DO SERVIDOR
    E Agora? Hoje e ultimo dia para efectuar.
    hard-minilector EVO bit4id
    soft-Portugal eID GUI ver.1.24.1

  3. Patricia Mendonça 17 de Julho de 2013 at 14:29 #

    Boa tarde!
    Estou no passo de preencher dados de identificação especificos mais propriamente a por o nº id pede-me para por os 4 digitos extras mas ñ me deixa inserir letras.
    E agora?
    Obrigada

    • Ricardo Moreira de Carvalho 23 de Julho de 2013 at 13:32 #

      Olá Patrícia,

      Obrigado pelo seu comentário.

      Lamento, mas não compreendo bem a sua questão. Em passo exactamente está a ter essa dificuldade?

      Cumprimentos,
      Ricardo

    • AR 11 de Agosto de 2013 at 18:43 #

      Tens de pôr letras maiscula pá! Ele não deixa escrever minusculas.

    • Susana Santos 20 de Agosto de 2013 at 22:49 #

      Olá Ana,

      Para inserir letras basta fazer shift + , deverá dar. Poderá ter a ver com o Browser que está a usar.

      Susana

    • Susana Santos 20 de Agosto de 2013 at 22:51 #

      Olá Patrícia,

      Para inserir letras basta fazer shift + letra, deverá dar. Poderá ter a ver com o Browser que está a usar.

      Susana

  4. Bárbara 10 de Outubro de 2013 at 0:03 #

    Muito obrigada. Ajudo bastanteeeee mais que o site oficial

  5. Maria Abreu Lima 11 de Novembro de 2013 at 11:40 #

    Bom dia Ricardo,

    Antes de mais, muito obrigada pelo seu post ou nunca teria conseguido alterar morada coisa nenhuma.

    E a minha dúvida: Não consigo alterar a morada no chip. Já tentei com o nº do processo que guardei, com o nº do processo que vem na carta das finanças e diz-me sempre que ocorreu-um erro.

    Desculpe abusar da sua disponibilidade, mas faz ideia do que poderei estar a fazer mal?

    Obrigada,

    Maria

    • Ricardo Moreira de Carvalho 12 de Novembro de 2013 at 14:53 #

      Olá Maria,

      Obrigado pelo seu comentário.

      Tive a indicação de um amigo que o serviço se encontrava temporariamente indisponível, pelo que é possível que seja uma falha temporária.

      Volte a tentar dentro de uns dias. Se não funcionar, contacte a linha de apoio do Portal do Cidadão: 707 24 11 07.

      Cumprimentos,
      Ricardo

  6. Maria Abreu Lima 14 de Novembro de 2013 at 17:29 #

    Ia, precisamente, tentar outra vez mas achei por bem vir verificar primeiro se tinha resposta sua.

    Muito obrigada pela sua disponibilidade e resposta.

    Cumprimentos,

    Maria Abreu Lima

  7. Liliana Fernandes 1 de Abril de 2014 at 20:21 #

    Ola boa tarde
    ao alterar a morada no cartao de cidadao altera automaticamente a minha morada fiscal
    obrigada

  8. Maria Garcia 8 de Abril de 2014 at 17:35 #

    poupamos 3 euros na alteração de morada, mas temos de comprar o leitor que custa 12 a 20 euros , assim gastamos mais fica mais caro e temos aborrecimentos e complicações e dificuldades e tiramos trabalho a quem precisa

    • Ricardo Moreira de Carvalho 9 de Abril de 2014 at 23:17 #

      Olá Maria,

      Obrigado pelo seu comentário.

      Permita-me que descorde de si.

      É verdade que o leitor tem um custo. E naturalmente se o leitor for usado apenas para este fim, este procedimento acabaria por ficar mais caro.

      Mas se uma família inteira necessitar de mudar de morada, pode até compensar.

      De qualquer modo, a verdade é que ter um leitor deste tipo dá-lhe acesso a um conjunto grande de serviços, como poder assinar contratos, validar de moradas, carregar títulos de transporte (como Lisboa Viva), entre muitos outros.

      Pode ser muito mais cómodo realizar este tipo de serviço on-line, o que prova as mais de 15.000 pessoas que já acederam a esta página desde que escrevi este artigo.

      Quanto a tirar o trabalho a quem precisa, também não vejo as coisas assim. Os serviços públicos devem ser o mais rápidos, eficazes e baratos possíveis. Afinal, somos todos nós que os pagamos. Ao seguir esse raciocínio, no limite o estado não usaria computadores porque realizar contas à mão necessitaria de muito mais mão-de-obra!

      Cumprimentos,
      Ricardo

  9. bruno rocha 13 de Abril de 2014 at 23:10 #

    bom dia, ao procurar ajuda para a mudança de morada no CC encontrei o seu blog que foi uma ajuda preciosa, pelo que agradeço desde já. estou a residir no estrangeiro (no Brasil), o processo é igual? terei de aguardar pelo codigo de confirmação enviado pelas Finanças na morada do Brasil? obrigado

    • Ricardo Moreira de Carvalho 30 de Abril de 2014 at 14:04 #

      Olá Bruno,

      Obrigado pelo seu comentário.

      Creio que não.

      Na página do Portal do cidadão é dito claramente:

      Quem pode requerer este serviço?
      Cidadãos portugueses maiores de idade e residentes em Portugal;
      Cidadãos comunitários maiores de idade e residentes em Portugal.

      Pelo que recomendo que contacte o seu serviço de finanças em Portugal a fim de mudar a morada para o Brasil.

      Cumprimentos,
      Ricardo

  10. Luis 22 de Abril de 2014 at 17:16 #

    Boa tarde!

    Antes de mais, obrigado pela ajuda!

    Estou a tentar associar o meu cartão ao portal. quando clico em associar cartão aparece a página que diz:

    “Acesso com Cartão de Cidadão
    Para continuar com o processo de autenticação, é necessário ter inserido no leitor o Cartão de Cidadão.
    A entidade Portal do Cidadão solicitou alguns dos seus dados para realizar o serviço online pretendido
    Dados obrigatórios para prestação de serviço online
    Identificação Civil
    Nome Completo
    Número de série do certificado

    Nota: Para realizar o serviço online pretendido, necessita de autorizar que a entidade responsável pela sua prestação recolha estes dados.
    e não realizar o serviço ”

    Quando no fim desta página clico em Autorizar aparece uma página que manda aguardar e diz que está A processar certificado do Cartão de Cidadão.

    Não chega a passar daqui.

    Alguém me consegue ajudar?
    Obrigado!

    • Ricardo Moreira de Carvalho 1 de Maio de 2014 at 15:01 #

      Olá Luís,

      Obrigado pelo seu comentário.

      Experimente com outro navegador (browser). Há browsers que não são compatíveis com a aplicação do cartão do cidadão.

      Cumprimentos,
      Ricardo

  11. julia 27 de Abril de 2014 at 23:08 #

    olá gostaria se para mudar o de meu marido por exemplo é precisa fazer uma conta no nome dele tambem ou se abrir uma em meu nome dá para mudar o do meu marido o meu e o do meu filho?

    Obrigado

  12. Pedro 10 de Maio de 2014 at 13:29 #

    Boa tarde Sr. Ricardo
    Antes de mais muito obrigado pelo seu Blog que foi uma mais valia, principalmente depois de chegar à conservatória e ter um tempo de espera de mais de 3 horas, seguidamente, fui para a loja do cidadão (pior) sem senhas. Foi muito útil neste aspeto de comodidade, não tanto pelos 3 €, está é a grande vantagem. Tenho uma dúvida residual, após executar estes passos a carta para alteração que é enviada, segue para a morada nova ou a antiga?

    Muito obrigado

    Com os melhores cumprimentos

    • Ricardo Moreira de Carvalho 30 de Junho de 2014 at 16:39 #

      Olá Pedro,

      Obrigado pelo comentário.

      Desculpe, mas não vi o seu comentário mais cedo.

      A Cristina entretanto, teve a amabilidade de responder.

      Cumprimentos,
      Ricardo

  13. cristina albuquerque 9 de Junho de 2014 at 0:05 #

    A carta com o codigo de confirmaçao e enviada para a nova morada…e atençao que esta carta nao e enviada pelas finanças …mas sim pelos serviços do cartao do cidadao…nesta carta vem escrito exatamente o dia ,mes ate ao qual deve ser efetuada a confirmaçao..e basta que passe um dia e dara erro ,nao se conseguindo de forma alguma confirmar a morada.E novo pedido de alteraçao tera de ser efetuado.

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